Equipe de transição se prepara no CT Evaristo de Macedo para jogo desta quarta | Foto: Felipe Oliveira | EC Bahia
A equipe de transição do Bahia vem de duas boas partidas consecutivas. Venceu o Doce Mel, por 2 a 0, pelo Campeonato Baiano, e ganhou do Salgueiro, por 3 a 2, pela Copa do Nordeste. Resultados que dão tranquilidade para o elenco, que foi surpreendido pela Juazeirense na estreia do estadual. Perdeu por 2 a 1, de virada, em duelo na Arena Fonte Nova.
>>Veja tabela de classificação e jogos do Baianão
Nesta quarta, 3, no estádio Pituaçu, às 18h, os aspirantes do Esquadrão têm a missão de evitar nova surpresa. O Unirb, adversário da noite, participa pela primeira vez da Série A do Baianão. É o caçula da competição. Isso, porém, não impediu o clube de arrancar dois empates contra times que, teoricamente, brigam para classificar-se à semifinal da competição. Empatou em 3 a 3 com o Vitória e em 0 a 0 com o Jacuipense.
Caso triunfe, o Bahia pode assumir a liderança. Isso porque a partida entre Vitória e Jacuipense, que também ocorreria nesta quarta, foi adiada por conta de um surto de Covid-19 (veja mais na página B5). Sendo assim, o Leão, que tem quatro pontos, não pode subir à ponta.
Além disso, a Juazeirense, que atualmente lidera, com seis pontos, também não joga. Uma vitória por 1 a 0 do Bahia deixa os dois clubes empatados em todos os critérios, ficando pendente a questão dos cartões amarelos. Qualquer diferença maior ou de um gol acima de 2 a 1 dá a primeira colocação ao Tricolor.
Saiu a barca
O time que joga nesta quarta-feira é o de transição, mas na terça-feira foi o principal que deu o que falar. A equipe se reapresentou na Cidade Tricolor, para iniciar preparação para a temporada. O Bahia joga no sábado, pela 2ª rodada do Nordestão, contra o Botafogo-PB.
No dia 10 de março, o Esquadrão já deve estrear pela Copa do Brasil, contra o Campinense-PB, fora de casa. Em jogo único, a equipe treinada por Dado Cavalcanti precisa de um empate para avançar.
Porém, o que espantou foi que seis atletas não tiveram seus contratos renovados e deixarão o clube. São eles: o goleiro Anderson, o lateral Zeca, o zagueiro Ernando, os volantes Elton e Ronaldo e o atacante Fessin. O vínculo do Bahia com esses atletas terminou no final de fevereiro.
No momento, o elenco tricolor possui lacunas, especialmente na zaga e na posição de volante. Gregore foi vendido ao Inter Miami, dos EUA, e o titular, de início, deve ser Patrick. “Fico agradecido. Tava na minha mente que minha hora ia chegar”, afirmou em entrevista coletiva.
Após a partida entre Bahia e Unirb, a diretoria do clube concederá coletiva para apresentar o planejamento para a temporada 2021 e o novo formato do departamento de futebol.
*Sob supervisão do editor interino Rafael Tiago Nunes