Sem o volante Jônatas, negociado com o Espanyol (de Barcelona), o Flamengo enfrenta a Ponte Preta, às 18h10, no Maracanã, em busca de um substituto à altura para o jogador, que defenderá a seleção brasileira no amistoso contra a Noruega, em Oslo, no dia 16. Paulinho será testado hoje, em ma verdadeira prova de fogo. Explica-se: o seu sumiço do clube ainda não foi digerido na Gávea e ele precisa mostrar que a diretoria acertou ao não dispensá-lo.
No dia 27 de julho, Paulinho alegou que iria para Uberlândia, em Belo Horizonte, por causa da morte do seu filho e do irmão. A mãe do jogador, no entanto, negou a informação. Cinco dias depois, ele se reapresentou no clube e, a contragosto de conselheiros e parte da diretoria, não teve o contrato rescindido.
O técnico Ney Franco, com quem Paulinho trabalhou no Ipatinga, foi a favor da permanência do volante na Gávea. Sem Jônatas, o treinador sabe que perdeu qualidade na saída de bola, mas espera que Paulinho não fuja da responsabilidade. "Ele é forte na marcação", disse o treinador, que escalou o time no esquema 3-5-2.
"Com essa formação, quero dar mais liberdade para os laterais Leonardo Moura e Juan, que são bem ofensivos", explicou. Com 17 pontos, próximo da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Flamengo conta com o apoio da torcida para obter a segunda vitória seguida na competição.
Na rodada anterior, diante de aproximadamente 41 mil torcedores, a equipe rubro-negra derrotou o Goiás, por 1 a 0, gol de Obina. "Temos a obrigação de vencer de novo", declarou o atacante Luizão, um dos mais experiente do elenco.
O histórico é favorável ao time rubro-negro. A Ponte Preta, clube de futebol mais antigo do Brasil em atividade ininterrupta, comemorou nesta sexta-feira 106 anos de vida. Mas quer fazer a festa no Rio, quebrando um jejum histórico. O time campineiro jamais venceu algum rival carioca dentro do Maracanã.
Com 18 pontos, a Ponte Preta está em 12.º lugar. Em situação inferior encontra-se o Flamengo, com 17 pontos, em 15.º. Quem perder poderá terminar a rodada entre os quatro últimos colocados. O objetivo do técnico Marco Aurélio Moreira é aproveitar a motivação gerada a partir da vitória de 3 a 0 sobre o Fluminense, na última rodada, em Campinas. A vitória aconteceu em circunstâncias especiais, porque de última hora o time perdeu oito jogadores devido uma intoxicação estomacal.
"Os meninos que entraram deram conta do recado e, por isso, vão continuar", explicou o técnico ao defender os novos titulares. Entre estes estão o goleiro Aranha, o lateral-esquerdo Wellington e o volante Thiago Carpini. Mesmo assim, o time sofrerá várias mudanças. Nei, que atuou como volante, voltará à lateral direita, sua posição de origem para suprir a ausência de Pará, que cumpre suspensão por ter sido expulso.
Na defesa, Rafael Santos, volta após suspensão e entra no lugar de Luís Carlos. No meio-de-campo retorna o volante Carlinhos, após cumprir automática. No ataque acontece a entrada de Tuto ao lado de Luís Mário. "Será um time novo, mas determinado", promete Marco Aurélio que praticamente definiu seus novos titulares. Os jogadores participaram do recreativo na sexta-feira cedo e no final da tarde seguiram para o Rio de Janeiro.
Ficha técnica:Flamengo: Diego; Renato Silva, Fernando e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Paulinho, Renato, Renato Augusto e Juan; Sávio e Luizão. Técnico: Ney Franco.
Ponte Preta: Aranha; Nei, Preto, Rafael Santos e Wellington; Ricardo Conceição, Carlinhos, Thiago Carpini e Almir; Tuto e Luís Mário. Técnico: Marco Aurélio Moreira.
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA)
Horário: 18h30
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).