De praticamente eliminado a primeiro colocado do grupo A. Com a goleada por 4 a 0 sobre o fraco Tigres, neste domingo, em São Januário, com dois gols de Éverton Santos, o Fluminense se classificou para as semifinais da Taça Guanabara.
A equipe das Laranjeiras foi beneficiada pelos resultados da rodada - como a derrota do Americano para o Resende (3 a 1) e o empate da Cabofriense com o Duque de Caxias (2 a 2) - e com a punição imposta ao Vasco pela escalação irregular do meia Jéferson na primeira rodada do Campeonato Carioca, que custou seis pontos ao clube.
A classificação do Fluminense não dependerá do julgamento do recurso vascaíno no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD), mas o confronto válido pelas semifinais não. Caso o Vasco recupere os pontos, o Fluminense encara o Flamengo. Do contrário, o adversário será o Botafogo.
Há ainda a possibilidade de a competição, que tem as semifinais previstas para o sábado de carnaval e a quarta-feira de cinzas, ser paralisada, uma vez que o Vasco promete recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva se o pleno do TJD mantiver a punição.
Alheio a tudo isso, porém, como prometera o técnico René Simões, o Fluminense foi para cima desde o início para buscar a vitória que lhe daria a chance de sonhar com a vaga, sem pensar nos outros fatores que não estavam sob seu controle. O resultado foi uma goleada construída basicamente no segundo tempo, com gols de Éverton Santos, Maicon e Thiago Neves.
A primeira etapa foi um pouco mais sofrida para o Fluminense, que teve dificuldades para abrir o marcador. Já nos acréscimos, Thiago Neves encontrou Éverton Santos, que entrara no lugar de Roger, livre. O atacante tocou por entre as pernas do goleiro Marcos Paulo e inaugurou o marcador, aos 46 minutos.
Mais calmo com a vitória e os resultados que lhe davam a classificação, o Fluminense chegou facilmente à goleada. Aos 23, Maicon serviu Éverton Santos, que balançou as redes com um chute cruzado. Oito minutos depois, Mariano cruzou para Maicon cabecear. Marcos Paulo fez grande defesa, mas a bola sobrou para o mesmo Maicon ampliar: 3 a 0.
Antes do apito final, ainda houve tempo para Thiago Neves deixar o seu, aos 48. Ele chutou para a defesa de Marcos Paulo, que deu rebote nos pés do meia. Desta vez, com um toque sutil por cobertura, com o goleiro caído, Thiago fez o quarto.
OUTROS RESULTADOS - Ainda neste domingo, pelo Grupo B, o Macaé goleou o Friburguense por 4 a 0, o Volta Redonda venceu o Mesquita por 2 a 1, e o Bangu derrotou o Boavista por 2 a 0. Já classificados para as semifinais da Taça Guanabara, Botafogo e Flamengo empataram por 1 a 1.
Ficha Técnica:
Fluminense 4 x 0 Tigres
Fluminense - Ricardo Berna; Mariano, Edcarlos, Cássio e Leandro; Fabinho, Diguinho (Jaílton), Conca (Leandro Bomfim) e Thiago Neves; Maicon (Tartá) e Roger (Éverton Santos). Técnico: René Simões.
Tigres - Marcos Paulo; Oziel, Pedrão (Jaílson), Zé Carlos e Edson; Fábio Aguiar, Marquinhos, Neto, Clayton e Bocão (Eduardo); Sorato (Gilcimar). Técnico: João Carlos Costa.
Gols - Éverton Santos, aos 46 minutos do primeiro tempo; Éverton Santos, aos 23, Maicon, aos 31, e Thiago Neves, aos 48 minutos do segundo tempo.
Árbitro - Felipe Gomes da Silva.
Cartões amarelos - Mariano e Thiago Neves (Fluminense); Pedrão, Zé Carlos e Marquinhos (Tigres).
Cartão vermelho - Fábio Aguiar (Tigres).
Renda - R$ 27.215,00.
Público - 1.549 espectadores (2.040 no total).
Local - Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).