O Guarani manteve a sua invencibilidade dentro do Campeonato Brasileiro da Série B ao empatar com o Avaí por 2 a 2 nesta sexta-feira à noite, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. O time campineiro perdia por 2 a 0, mas reagiu nos últimos cinco minutos de jogo. Com sete pontos, o Guarani saltou da 10.ª para a nona posição. O Avaí, que ainda não venceu fora de casa, chegou a 6 pontos e continua em 11.º lugar.
O técnico Vágner Benazzi, do Avaí, armou muito bem seu sistema defensivo, dificultando as ações do Guarani, que não tinha velocidade e nem criatividade para superar o bloqueio adversário Mesmo assim, cada time criou duas boas chances de gol no primeiro tempo.
Na volta dos vestiários, o Guarani mudou e se arriscou mais. Primeiro com Edmilson Júnior na vaga do sonolento meia Gustavo e depois com o atacante Fábio Reis na vaga do volante Umberto.
Mas o arrojo custou caro, porque o Avaí aproveitou bem os espaços na defensiva adversária para marcar seus gols. Fábio Bala contou com as falhas dos zagueiros, que erraram os chutes, para ajeitar e bater cruzado: 1 a 0, aos 26 minutos. Três minutos depois, outra vez no meio dos zagueiros, Fábio Bala dominou, deu um corte num adversário e concluiu: 2 a 0.
A torcida passou a jogar contra, gritando "timinho" e "olé". No desespero, o jovem time paulista não reagia, mas chegou ao empate no final do jogo. Aos 40 minutos, Adinam não cortou o escanteio e André Conceição cabeceou para o gol vazio, diminuindo o placar. Dois minutos depois, Juliano chutou forte, a bola desviou no zagueiro Marcelo Magalhães e entrou. Gol contra e empate.
Na sexta rodada, o Guarani atuará fora de casa, já na terça-feira, diante do Remo, em Belém, sem o volante André Conceição, suspenso com três cartões amarelos. O Avaí vai jogar em casa, mas no sábado, dia 20, diante do Gama, sem os meias Fabinho e Vinícius, que receberam o terceiro cartão amarelo e vão cumprir suspensão automática.
Ficha técnica:
Guarani 2 x 2 Avaí
Gols: Fábio Bala, aos 26 e aos 29, André Conceição, aos 40, e Marcelo Magalhães (contra), aos 42 minutos do segundo tempo.
Guarani: Fernando; Nelsinho, Sandro, Felipe e Adílio; André Conceição, Umberto (Fábio Reis), Juliano e Gustavo (Edmilson Júnior); Éder (Deyvid) e Edmílson. Técnico: Waguinho Dias.
Avaí: Adinan; Rogério Prateat, Marcelo Magalhães e Nailton; Carlinhos, Pedro Ayub, Vinícius (Felipe Magalhães), Fabinho (Ademir Sopa) e Luciano Amaral; Fábio Bala e Fábio Nunes (Marcos Tora). Técnico: Vágner Benazzi.
Juiz: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Renda: R$ 5.331,00
Público: 4.903 pagantes
Cartões amarelos: Gustavo, André Conceição, Pedro Ayub, Fabinho, Vinícius, Juliano, Felipe Magalhães, Adinam e Marcelo Magalhães.
Cartão vermelho: Felipe Magalhães
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa