O Guarani conseguiu um ponto importante na sua luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B ao empatar sem gols com o Ceará, hoje à noite, no Castelão, em Fortaleza. E poderia ter vencido se o meia Deyvid não cobrasse tão mal uma penalidade máxima aos 46 minutos do segundo tempo. Ele chutou fraco, no meio do gol e facilitou a defesa do goleiro Adilson. Com este resultado, o time de Campinas soma 38 pontos, na penúltima posição. O Ceará, com 42 pontos, ocupa a 14ª posição, mas ainda continua ameaçado.
Com muitos desfalques, o técnico Waguinho Dias preferiu armar o Guarani no esquema 3-5-2. E a proposta de jogo funcionou bem, porque o Ceará ficou sem opções ofensivas. Mesmo assim teve a melhor chance de gol, quando Arlindo Maracanã arriscou o chute e acertou a trave do goleiro Deola.
No intervalo, o técnico bugrino, Waguinho Dias, estava confiante: "Nós fomos bem na marcação, tanto que o time deles desceu para os vestiários vaiado. Mas precisamos acertar a última bola no ataque". Ele lamentou, porém, o fato de que o juiz pernambucano, Cláudio Luciano Mercante Júnior, aplicou cinco cartões amarelos para o time paulista, contra nenhum para os cearenses.
No segundo tempo, o Ceará continua sonolento e o Guarani até criou boas chances nos contra-ataques, mas voltou a falhar nas finalizações. Aos 45 minutos, Deyvid fez bela jogada individual e sofreu pênalti de Clécio. Na cobrança, porém, o garoto chutou mal e Adilson defendeu. O empate, porém, acabou sendo justo.
Os dois times voltam a campo no sábado, às 17h. O Guarani receberá o América, grande surpresa da temporada, enquanto o Ceará enfrentará a Portuguesa, no Canindé, em São Paulo.
Ficha técnica:
Ceará 0 x 0 Guarani
Ceará - Adilson; Arlindo Maracanã, Clécio, Preto e Lei; Léo, Leanderson (Sandro), Tiago Almeida e Jóbson; Clodoaldo (Éderson) e Reinaldo Aleluia (Diogo). Técnico: Dimas Filgueiras.
Guarani - Deola; Tuta, Felipe e Eloy; Mariano, Umberto, Túlio, Odair (Éder) e Rivaldo (Márcio Martins e Danilo); Deyvid e Alex Afonso. Técnico: Waguinho Dias.
Árbitro - Cláudio Luciano Mercante Júnior (PE)
Cartão amarelo - Túlio, Odair, Umberto, Rivaldo, Mariano, Eloy, Preto, Clécio.
Renda - R$ 97.592,00
Público - 10.820 pagantes.
Local - Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).
.