Com um gol do brasileiro Júlio Baptista, o Arsenal venceu hoje o Hamburgo por 3 a 1, de virada, no Emirates Stadium de Londres, e entrou definitivamente na briga por uma das vagas do grupo G às oitavas-de-final da Liga dos Campeões.
Lanterna da chave, o Hamburgo foi para cima dos ingleses e se deu bem, marcando logo aos quatro minutos com um grande gol do holandês Rafael Van der Vaart, sem chances para o goleiro alemão Jens Lehmann.
A desvantagem deixou o Arsenal nervoso. Apesar de dominar as ações em campo, os jogadores mostravam falta de pontaria para chegar ao gol.
O setor defensivo do Hamburgo fazia sua melhor partida da temporada, enquanto o Arsenal acabava tendo frustradas todas as suas investidas pelo meio.
O time ia melhor quando a opção eram as laterais, mas as únicas ocasiões dos londrinos no primeiro tempo foram fruto de situações isoladas.
Uma delas aconteceu numa jogada individual do bielorusso Alexandr Hleb, que acabou batendo no travessão. Outra arma do Arsenal eram as cobranças de falta do francês Thierry Henry - o jogador quase marcou duas vezes, uma ainda no primeiro tempo e outra no início da segunda parte.
Na etapa final, o Arsenal mudou sua postura em campo, e logo chegou ao empate. Aos sete, uma grande jogada iniciada por Hleb passou pelos pés do espanhol Cesc e acabou com o holandês, que superou Waechter e igualou.
O gol melhorou a atuação do Arsenal, mas era claro que o empate não satisfazia a equipe. Afinal, o time precisava da vitória para ficar em boa situação no grupo.
E a virada veio aos 38, em bela jogada do marfinense Eboué pelo lado esquerdo. Ele chutou cruzado e surpreendeu Waechter, que esperava um cruzamento.
O Hamburgo voltou a melhorar em campo e se lançou em busca do empate, abrindo espaços na defesa. E foi justamente a partir daí que os ingleses fizeram o terceiro, em contra-ataque concluído pelo brasileiro Júlio Baptista, que cabeceou com o gol vazio.
O ex-meia de São Paulo, Sevilla e Real Madrid entrou no fim do segundo tempo, no lugar de Hleb.
Apesar da vitória, o Arsenal tem um motivo para ficar triste: o cartão amarelo recebido por Henry, que o suspende da próxima rodada.
A equipe precisa de uma vitória contra o Porto, em Portugal, para garantir sua vaga. O empate também pode classificar o time, mas será preciso esperar o resultado de CSKA e Hamburgo, que jogam na Alemanha.
Ficha técnica: Arsenal: Lehmann; Eboué, Touré, Senderos e Clichy; Hleb (Júlio Baptista, aos 36 minutos do segundo tempo), Cesc, Flamini e Ljungberg (Walcott, aos 29 min do segundo tempo); Van Persie (Adebayor, aos 25 min do segundo tempo) e Henry.
Hamburgo: Waechter; Benjamin, Reinhardt, Mahtijsen e Atouba (Ljuboja, aos 22 min do segundo tempo); Wicky (Lauth, aos 42 min do segundo tempo), Van der Vaart, Mahdavikia (Feilhaber, intervalo), Trochowski e Fillinger; Sanogo.
Árbitro: Kim Bo Larsen (DIN) Cartões amarelos: Senderos, Hleb, Henry e Clichy (Arsenal); Benjamin e Van der Vaart (Hamburgo).