Encarando até uma chuva fina no final da prova, Felipe Massa pôs fim neste domingo ao jejum que já durava mais de 15 anos. O piloto da Ferrari assumiu a liderança do Mundial de Fórmula 1 depois de vencer o GP da França, em Magny-Cours e agora lidera o campeonato com 48 pontos. O último brasileiro a liderar um Mundial de Pilotos foi Ayrton Senna, depois de vencer o GP de Monaco em maio de 1993. Robert Kubica, da BMW-Sauber, terminou a corrida em quinto e caiu para a vice-liderança do campeonato, com 45 pontos. De quebra, Massa também tornou-se o primeiro brasileiro a vencer em Magny-Cours (que faz parte do calendário da F-1 desde 1991) e o segundo a vencer o GP da França. O primeiro foi Nelson Piquet, em 1985.
A Ferrari ainda fez dobradinha, com Kimi Raikkonen terminando em segundo, apesar de problemas no carro. Jarno Trulli, da Toyota, fez uma grande corrida para terminar em terceiro e fazer o seu primeiro pódio no ano.
Quem também deixou Magny-Cours tendo muito o que comemorar foi Nelsinho Piquet. O brasileiro da Renault saiu em nono, ganhou uma colocação na largada, brigou com as McLarens pela oitava posição boa parte da prova e marcou os seus primeiros pontos na F-1, ao terminar em sétimo, logo à frente do companheiro de equipe Fernando Alonso.
Rubens Barrichello também fez uma corrida relativamente boa. Por ter trocado o cambio antes da prova, o piloto da Honda largou na última colocação. Mesmo assim, o brasileiro ganhou três colocações já na largada e terminou a corrida em 14.º.
A CORRIDANa largada, as duas Ferraris mantiveram as posições do grid. Trulli largou bem e pulou para terceiro e ficou como escudeiro de Raikkonen e Massa, bloqueando Alonso e Kubica. A partir daí, foram duas corridas à parte.
Largando na 13ª colocação, Lewis Hamilton (McLaren) foi bastante combativo no começo da corrida e chegou à nona posição antes da oitava volta. Só parou a escalada quando encontrou Piquet, com quem lutou pelo oitavo posto até ter de cumprir um drive-thru, por ter cortado uma chicane ainda na primeira volta.
Na metade da corrida, Raikkonen perdeu rendimento devido a um pedaço do escapamento que se soltou. Com isto, Massa conseguiu encostar e, na volta 37, conseguiu ultrapassar o finlandês e assumir a ponta da corrida, o que se manteve até o final. Nem mesmo a fraca chuva nas voltas finais atrapalhou.