O Manchester United, líder do Campeonato Inglês, colocou a pressão sob o atual campeão Chelsea ao vencer o Wigan Athletic por 3 x 1, de virada, neste sábado.
Com o Chelsea enfrentando o Reading no último jogo do dia, o Manchester acertou seu ritmo e abriu três pontos à frente do Portsmouth e do time do técnico Jose Mourinho com uma atuação impressionante no segundo tempo.
Os gols do defensor sérvio Nemanja Vidic, do atacante francês Louis Saha e do ala norueguês Olé Gunnar Solskjaer viraram o jogo depois que lateral esquerdo Leighton Baines abriu o placar a favor do Wigan numa cobrança de falta.
Thierry Henry, capitão do Arsenal, marcou um gol e deu passe para outro na vitória de seu time por 3 x 0 sobre o Watford, enquanto o Liverpool estava perdendo para o Blackburn Rovers por 1 x 0, em Anfield, até que Craig Bellamy marcou contra seu ex-time e empatou a partida em 1 x 1.
O atacante Juan Pablo Angel, do Aston Villa, perdeu um pênalti e marcou um gol contra em apenas três minutos no empate do Villa em 1 x 1 com o Tottenham Hotspur, que terminou a partida com dez jogadores. O Portsmouth venceu o West Ham United por 2 x 0 e o Middlesbrough bateu o Everton por 2 x 1.
A ação havia começado há apenas quatro minutos no JJB Estádio quando Baines abriu o placar numa cobrança de falta, não dando nenhuma chance ao goleiro Edwin Van Der Sar, do Manchester United.
Embora o United tenha assumido o controle do jogo, o time teve de esperar até os 17 minutos do segundo tempo para empatar a partida com Vidic, que completou de cabeça uma cobrança de escanteio de Ryan Giggs.
Quatro minutos depois, o time de Alex Ferguson virou o placar com uma bela finalização de Saha num cruzamento de Wayne Rooney, que fez um excelente jogo depois de um começo de temporada difícil.
Solskjaer fechou o placar já nos acréscimos para colocar o United na liderança do campeonato.
MOMENTO DO UNITED
"Foi um bom momento do time e espero que possamos continuar assim", disse Ferguson ao canal Sky Sports.
O escocês estava encantado com Rooney, que acertou o travessão no primeiro tempo, e disse: "Acredito que ele está de volta ao seu melhor."
O Portsmouth manteve seu impressionante início de temporada com sua quinta vitória em oito jogos.
O atacante nigeriano Nwankwo Kanu marcou seu sexto gol na temporada antes que seu substituto Andy Cole fizesse o segundo, em Fratton Park.
A vitória do Arsenal, no Estádio Emirates, o levou à quarta colocação com 14 pontos e um jogo a menos.
Um gol contra de Jordan Stewart, do Watford, abriu o caminho para o Arsenal e Henry marcou o segundo para o time da casa e deu passe para o togolês Emmanuel Adebayor fazer o terceiro.
O Liverpool continua no meio da tabela depois de conseguir apenas um ponto em sua partida, apesar da grande pressão que fez no segundo tempo depois de ficar atrás no placar com um ataque do sul-africano Benni McCarthy.
A derrota do West Ham o colocou na zona de rebaixamento, acima do Watford e do Charlton Athletic, enquanto o Sheffield United ganhou um ponto no empate em 0 x 0 com o Manchester City.