O atacante Ronaldinho encantou os torcedores chineses neste domingo ao marcar um gol de falta na vitória de 3 x 0 do Barcelona sobre o local Beijing Guoan. Foi a primeira partida de sua turnê asiática, um amistoso que marcou a contagem regressiva de um ano até a Olimpíada de 2008 na China. O Barça tomou a dianteira com um gol do novato mexicano Giovani dos Santos aos dez minutos do primeiro tempo. Andres Iniesta fez 2 x 0 e Ronaldinho selou a vitória na segunda etapa.
O brasileiro, provavelmente o jogador de futebol mais popular na China, havia torcido o tornozelo no treino de sábado, mas entrou no segundo tempo no lugar de Thierry Henry, que fez sua estréia na equipe espanhola. Aos 33 minutos do segundo tempo, o Barcelona conseguiu uma cobrança de falta perto do gol e os 30 mil torcedores no estádio Fengtai receberam aquilo que esperavam: Ronaldinho, duas vezes eleito melhor jogador do mundo, conferiu o tiro curto, uma de suas marcas registradas.
"Fiquei satisfeito com o jogo", disse Frank Rijkaard, técnico do Barcelona, aos repórteres. "Não apresentamos nosso melhor futebol, mas o time conseguiu aquilo que pretendia." Apesar dos ingressos de até 1.808 yuans, que representam um mês de salário para muitos cidadãos, o estádio teve três quartos de sua capacidade ocupada. Uma mulher de 24 anos disse ter "quase enlouquecido" ao ver o gol do atacante brasileiro. "Economizei durante quatro meses para vir à partida e cobri horários dos meus colegas para conseguir uma folga", acrescentou ela, antes de correr para a estação de trem para iniciar uma viagem de 30 horas para casa.
Como parte da campanha para banir o mau comportamento dos eventos esportivos antes das Olimpíadas do ano que vem, a polícia de Pequim havia declarado que iria prender torcedores que xingassem ou se envolvessem em brigas. A partida, entretanto, teve um clima tranqüilo, a não ser por três estudantes americanos que percorreram as arquibancadas para apoiar o time local aos gritos. O Barcelona enfrenta o Yokohama F-Marinos no Japão na terça-feira e o Mission Hills XI em Hong Kong na sexta-feira como parte de sua excursão.