O Schalke 04 continua liderando o Campeonato Alemão de Futebol graças a sua vitória por 2-0, um dos gols marcados por Bordón, o Ennergie Cottbus, em um jogo disputado neste sábado pela 30ª rodada, que também viu a vitória do Stuttgart sobre o Bayern de Munique pelo mesmo marcador, com os dois tentos assinalados por Cacau.
A quatro rodadas do final do campeonato Alemão, o Schalke 04 está na posição ideal para proclamar-se campeão pela primeira vez desde 1958, apesar das dificuldades que teve para impor-se ao Energie Cottbus.
Com a ajuda de Timo Rost, zagueiro do Cottbus que chutou contra o próprio arco aos 59 minutos, o Schalke se despertou e começou a comportar-se com o líder, como mostrou quando o ex são-paulino Marcelo Bordón estabeleceu o 2-0 definitivo do marcador.
O líder tem agora 62 pontos, dois a mais que Werder Bremen, que lhe havia arrebatado provisoriamente o primeiro posto com sua vitória por 3-1 sobre o Aachen, jogo antecipado da rodada, disputado na sexta-feira.
O Werder, semifinalista da Copa da Uefa, estava perdendo até os 50 minutos, quando os reservas Daniel Jensen e Markus Rosenberg mudaram o curso da partida. Depois o brasileiro Diego, aos 90 minutos, lhe deu tranqüilidade com um golaço de mais de 50 metros.
O Schalke 04 terá de seguir atento até a 34ª rodada, principalmente com o que faça o Stuttgartt, que vem surpreendendo em sua terceira posição (58 pontos). O Stuttgart após se classificar para a final da Copa da Alemanha, deu neste sábado uma lição de futebol ao Bayern de Munique, derrotando-o por 2-0 com dois gols do brasileiro Cacau, em dois minutos, aos 23 e 25.
Enquanto o primeiro gol de Cacau tenha sido uma obra do acaso, quando uma bola cortada pelo zagueiro Christian Lell bateu no brasileiro e foi parar no arco de Oliver Kahn, o segundo evidenciou os espaços e a lentidão do brasileiro Lúcio e do belga Daniel van Buyten no meio-campo.
Com esta nona derrota desde agosto, o Bayern está terminando mal a temporada. Viu seu terceiro título nacional se esfumaçar e, o mais grave para suas finanças: a possibilidade de ficar de fora da próxima Liga dos Campeões, o que não acontece há dez anos.
Na parte inferior da tabela, na espera dos jogos deste domingo do Mainz e do Borussia Moenchengladbach, quase condenados à segunda divisão, o Borussia Bortmund derrotou o Hertha Berlim por 1-0 para escalar até a 12ª posição.
O Arminia Bielefeld voltou a ter esperanças de permanecer na primeira divisão, depois de vencer o Wolfsburg por 3-2, mas está igualado em pontos (33) com o Aachen (16º).
Por último, o Bochum, graças ao 18º gol do grego Theofanis Gekas, maior artilheiro do campeonato, subiu para a nona posição, com 36 pontos.