O São Paulo ficou muito perto neste domingo da conquista do tricampeonato brasileiro, que seria o sexto título da equipe na história da competição. Além de bater o Vasco por 2 a 1 em São Januário, no Rio de Janeiro, contou com a derrota do vice-líder Grêmio por 4 a 2 para o Vitória, em Salvador.
Com os resultados da 36.ª rodada do Brasileirão, o time do Morumbi, que atingiu os 71 pontos, abriu cinco pontos de vantagem para os gaúchos, que agora são os únicos adversários na briga pela taça. Já Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras deram adeus ao sonho do título.
Para ser novamente campeão nacional, o São Paulo só precisa bater o Fluminense no próximo domingo, no Morumbi. Caso perca ou empate o confronto, ainda terá nova chance na última rodada contra o Goiás, fora de casa.
Já o Vasco está ainda mais perto da Série B de 2009. Com o resultado negativo, o time carioca fica na 18.ª e antepenúltima posição, na zona de rebaixamento. Agora, nas duas últimas rodadas, terá que obter dois triunfos para ainda ter chances de escapar da queda. O próximo jogo da equipe de Renato Gaúcho é no Paraná, contra o Coritiba.
No confronto deste domingo, o São Paulo demonstrou sua superioridade e ainda contou com a fragilidade do adversário, que tem uma defesa instável e um ataque pouco eficiente.
O primeiro gol são-paulino saiu aos 21 minutos do primeiro tempo, em bela cobrança de falta de Jorge Wagner, que não deu qualquer chance de defesa para Rafael.
Após levar o gol, o Vasco partiu desesperadamente em busca do empate e igualou o marcador em um lance de sorte. Aos 30, Madson arriscou da entrada da área e contou com um desvio em Miranda. A bola encobriu Rogério Ceni e balançou a rede.
Depois da bronca de Muricy Ramalho no intervalo, o São Paulo voltou ligado e fez o gol do triunfo logo aos três minutos. Em cobrança de escanteio venenosa de Jorge Wagner, a bola ficou limpa para Hugo, que chutou forte para dar números finais ao placar.
O Vasco ainda buscou o empate até o minuto final, mas esbarrou na falta de qualidade dos seus atacantes. Com o apito final do árbitro, a torcida do São Paulo fez muita festa em São Januário e gritou de forma antecipada em São Januário: "É campeão!".
Ficha Técnica:
Vasco 1 x 2 São Paulo
Vasco - Rafael; Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Odvan; Wagner Diniz, Jonílson, Mateus (Alan Kardec), Edu (Edmundo) e Madson; Alex Teixeira (Pedrinho) e Leandro Amaral. Técnico: Renato Gaúcho.
São Paulo - Rogério Ceni; Anderson, André Dias e Miranda; Joilson (Jancarlos), Jean, Hernanes, Hugo (Richarlyson) e Jorge Wagner; Dagoberto (Éder Luís) e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.
Gols - Jorge Wagner, aos 21, e Madson, aos 30 minutos do primeiro tempo; Hugo, aos 3 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Madson, Edmundo e Jorge Luiz (Vasco); Jean e Jancarlos (São Paulo).
Árbitro - Leonardo Gaciba (Fifa-RS).
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).