O Avaí assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer o Remo por 1 a 0, nesta sexta-feira à noite, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. O time catarinense atingiu os 19 pontos, um a mais do que Sport Recife, que neste sábado, pela 10.ª rodada, recebe o CRB, em Recife.
O gol da vitória do Avaí foi marcado por Fábio Nunes, no primeiro minuto. Ele invadiu a área e chutou cruzado. Depois o jogo ficou equilibrado, mas o time da casa segurou o resultado.
Esta foi a quinta vitória do Avaí, que empatou quatro vezes e perdeu apenas uma. O curioso é que seu ataque é o pior da competição, ao lado de Santo André e São Raimundo, com oito gols O Remo continua com nove pontos, em penúltimo lugar.
Na última partida antes das "férias" provocadas pela Copa do Mundo da Alemanha, o Guarani conquistou a primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta sexta-feira à noite, derrotou a Portuguesa por 1 a 0, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela 10.ª rodada.
Com a vitória, o time campineiro soma 14 pontos, subindo da 11ª para a 8ª posição. Com apenas oito pontos, a Portuguesa irá passar o recesso na lanterna.
O principal objetivo da Portuguesa era apagar a péssima impressão deixada na última rodada, quando perdeu de 6 a 2 para o Paysandu, no próprio Canindé. Para buscar a vitória, no entanto, o técnico Barbieri não se descuidou da defesa e armou o time no 3-5-2, mesmo esquema tático utilizado por Waguinho Dias no time visitante.
Apesar da maior posse de bola, a Portuguesa seguiu mostrando muitos problemas e a única chance clara de gol foi criada aos 10 minutos, quando Diogo recebeu em velocidade pela esquerda e bateu cruzado. O goleiro Fernando fez a defesa parcial e, no rebote, Fabrício chutou com muita força, por cima do gol.
No início do segundo tempo, o Guarani abriu o marcador. Após cruzamento da direita, Edmílson bateu cruzado e o goleiro Felipe fez a defesa parcial. O atacante Éder aproveitou e bateu para o gol vazio, aos oito minutos.
Ao contrário do primeiro tempo, os goleiros tiveram trabalho na segunda etapa. Em ataques constantes, a Portuguesa pressionou a meta de Fernando, que se tornou o melhor jogador em campo. Mas o nervosismo, com certeza, atrapalhou muito a Portuguesa.