Com atuação sólida, sem sustos, o Vasco derrotou facilmente o Campinense, neste sábado, em São Januário, por 3 a 0, pela 16.ª rodada da Série B, e igualou o número de pontos do líder Atlético-GO, que perdeu para o Ceará por 1 a 0. Ambos somam 32 pontos, mas os goianos têm uma vitória a mais.
"Foi um bom jogo, uma vitória importante. Acho que foi uma boa estreia", comentou o estreante atacante Aloísio, que cabeceou uma bola no pé da trave. O Vasco, como lhe cabia, começou pressionando, principalmente em ataques pelo lado direito. O gol não tardou a sair. Aos 11 minutos, Elton foi puxado dentro da área por Márcio Paraíba e o árbitro marcou pênalti. Carlos Alberto cobrou bem, no canto direito de Fabiano.
Aos 17 minutos, um transtorno no lado de fora de São Januário provocou até a paralisação do jogo. A polícia tentava conter um grupo de torcedores sem ingresso que queriam invadir o estádio. Um policial foi atingido por uma pedra e os sprays de pimenta foram utilizados em tal quantidade que chegaram ao gramado, irritando os jogadores e a arbitragem, que usaram suas camisas para proteger o rosto. A partida ficou interrompida durante quatro minutos.
Os vascaínos dominavam amplamente o confronto, com os paraibanos encolhidos, incapazes até mesmo de concatenar um contra-ataque. Aos 32, Elton chutou cruzado, Fabiano espalmou, mas Carlos Alberto não conseguiu aproveitar o rebote. Aos 37, Elton foi derrubado novamente dentro da área, penalidade que desta vez a arbitragem não anotou.
"Poderíamos ter aberto uma vantagem maior, mas sabíamos que não seria fácil", analisou o lateral Ramon. O técnico vascaíno, Dorival Júnior, promoveu a estreia de Aloísio logo na volta do intervalo, no lugar de Adriano. E o Vasco não demorou a ampliar. Aos quatro minutos, Carlos Alberto tabelou com Aloísio e rolou para Elton, que finalizou bem e fez o segundo.
Administrando bem a vantagem, os cruzmaltinos tocavam a bola, sem pressa em chegar ao terceiro gol. E ele veio aos 24 minutos. O zagueiro Gian cobrou falta com força, venceu a barreira e Fabiano tentou tirar, com a bola já dentro do gol.
Aloísio quase marcou em sua estreia, ao cabecear no trave de Fabiano. Mas os 3 a 0 foram suficientes para deixar os 18 mil presentes felizes e levar o Cruzmaltino ao empate em pontos com o Atlético-GO.
Na próxima rodada, que será toda disputada na terça-feira, o Vasco vai enfrentar o América-RN, fora de casa, às 21 horas. O Campinense receberá o Paraná às 21h50.
Ficha Técnica:
Vasco 3 x 0 Campinense
Vasco - Fernando Prass; Alex Teixeira (Mateus), Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Souza, Enrico e Carlos Alberto; Elton (Philippe Coutinho) e Adriano (Aloísio). Técnico: Dorival Júnior.
Campinense - Fabiano; Fábio Santana, Márcio Paraíba (Nino), Márcio Bahia e Buick (Almir); Charles Vágner, Henrique, Giuliano (Edmundo), Fernandes e Washington; Anderson. Técnico: Freitas Nascimento.
Gols - Carlos Alberto (pênalti), aos 12 minutos do primeiro tempo. Elton, aos 4, e Gian, aos 24 do segundo tempo.
Cartões amarelos - Adriano (Vasco); Henrique, Márcio Paraíba, Charles Vágner, Márcio Bahia, Almir, Fábio Santana (Campinense).
Árbitro - Renato Cardoso da Conceição (MG).
Renda - R$ 322.224,00.
Público - 15.780 pagantes.
Local - Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).