Flamengo e Botafogo se despediram do Campeonato Brasileiro de 2012 com um empate de 2 a 2, na noite deste sábado, no Engenhão. O clássico em clima de amistoso valeu mais para os flamenguistas, que mantiveram a escrita de nunca terem perdido para o rival no estádio inaugurado pouco antes dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Até agora, são nove vitórias da equipe no local, além de oito empates entre os dois.
Com o empate no clássico, o Botafogo terminou o Brasileirão com 55 pontos, provisoriamente em sexto lugar - pode ser ultrapassado neste domingo pelo Vasco, que tem a mesma pontuação. O Flamengo ficou em situação pior: com 50 pontos, aparece neste sábado na 11ª colocação - é ameaçado pela Ponte Preta.
O jogo foi marcado pela correria dos dois times. Atletas jovens, em sua maioria, tentavam demonstrar valor a fim de garantir um bom início de temporada em 2013. O público pequeno não representava a tradição do clássico. Ainda assim houve confusão entre torcedores rivais nas imediações do Engenhão.
Apenas dois veteranos estavam em campo. Pelo lado do Botafogo, o meia holandês Seedorf saiu de campo com dores musculares. No Flamengo, o atacante Vagner Love foi mais uma vez fundamental. Foi dele o segundo gol do time, com um toque sutil, quando o adversário vencia por 2 a 1.
Antes, ainda no primeiro tempo, o jovem Sassá abriu o placar para o Botafogo e Nixon empatou. No início da segunda etapa, Vitor Junior chegou a fazer 2 a 1, mas Vagner Love não deixou a torcida botafoguense comemorar a vantagem por muito tempo, definindo o empate aos 10 minutos.
No final da partida, os torcedores do Flamengo entoaram gritos e cânticos contra a presidente do clube, Patrícia Amorim, candidata à reeleição nesta segunda-feira, em pleito que promete ser bastante concorrido na sede da Gávea.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 2 X 2 BOTAFOGO
FLAMENGO - Paulo Victor; Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Amaral, Cáceres, Mattheus (Hernane) e Nixon (Paulo Sérgio); Adryan (Wellington Bruno) e Vagner Love. Técnico - Dorival Junior.
BOTAFOGO - Renan; Lennon (Cidinho), Brinner, Fábio Ferreira e Lima; Gabriel (Renato), Jadson, Seedorf (Vitor Junior), Lodeiro e Fellype Gabriel; Sassá. Técnico - Oswaldo de Oliveira.
GOLS - Sassá, aos 5, e Nixon, aos 32 minutos do primeiro tempo; Vitor Junior, aos 2, e Vagner Love, aos 10 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Felipe Gomes da Silva (RJ).
CARTÃO AMARELO - Amaral, Renato, Jadson, Lodeiro, Gonzalez, Wellington Bruno e Vitor Junior.
RENDA - R$ 92.605,00.
PÚBLICO - 6.674 pagantes.
LOCAL - Estádio Engenhão, no Rio.