Ele havia passado por uma cirurgia no cérebro no início do mês | Foto: Alejandro Pagni | AFP
O ídolo do futebol argentino, Diego Armando Maradona, morreu nesta quarta-feira, 25, aos 60 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. As informações são do jornal argentino "Clarín". A informação foi confirmada pelo biógrafo do atleta.
O ex-jogador sofreu o mal súbito no final da manhã em sua residência em Buenos Aires,. Ambulâncias chegaram a ser acionadas, porém, ele não resistiu.
Maradona, ou 'D10S' como era conhecido, atuava como técnico do Gimnasia y Esgrima La Plata desde setembro de 2019 e lutava contra vários problemas de saúde, devido ao seu problema com drogas, principalmente, a cocaína. Ele faleceu em sua própria casa, em Tigre.
No começo do mês, o ex-jogador foi internado às pressas, com sintomas de anemia, preocupando os fãs. Na ocasião, foi descoberta uma pequena hemorragia no cérebro e o ex-jogador precisou passar por uma cirurgia para drená-la. Após mais de uma semana de internação, ele recebeu alta no dia 12 de novembro e teria ficado em casa no período.
O astro argentino seguiu para casa, próximo a residência de uma de suas filhas, onde iniciou um tratamento de reabilitação, para combater a dependência do álcool.
No momento, o médico Leopoldo Luque havia afirmado que a cirurgia era considerada simples, mas havia uma certa preocupação pela condição de saúde do ex-jogador. "Ele assinou a alta", disse Luque.
História:
Diego Armando Maradona nasceu em 30 de outubro de 1960, em Lanús, na província de Buenos Aires.
Ele é considerado como um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, ao lado, inclusive, de Pelé. Sua carreira iniciou no Argentinos Juniors, clube no qual foi revelado e atuou entre 1976 e 1981.
Logo em seguida, jogou um ano no Boca Juniors e foi para o Barcelona depois, atuando entre 1982 e 1984. Após isso, foi para o Napoli, na Itália, onde ganhou uma Copa da Uefa, dois Campeonatos Italianos, uma Copa e uma Supercopa da Itália.
Seleção Argentina:
O craque estreou na Seleção Argentina com apenas 16 anos, em 1977. No entanto, o sucesso no mundial veio apenas oito anos depois. Com uma ótima atuação na Copa do México, Maradona levou a Argentina ao bicampeonato e realizou dois gols que, para todo amante de futebol, entraram para a história. Um deles, driblando toda a defesa da Inglaterra. O outro, também contra os ingleses, com a "Mão de Deus".
Em 1990, Maradona eliminou o Brasil e levou a Argentina até a final contra a Alemanha, mas acabou sendo derrotado.
Já em 1994 foi a despedida dos gramados. No mundial dos Estados Unidos, Maradona viveu um dos seus piores momentos na carreira, sendo flagrado no exame antidoping.
Maradona, com uma carreira marcada pela genialidade em campo e pelas polêmicas fora dele, defendeu a seleção em 91 jogos, atuando em quatro Copas do Mundo.
Maradona cinco filhos, Dalma, Gianinna, Jana, Diego e Diego Fernando.