Atuando no Camp Nou, o Barcelona afastou de vez a ameaça de uma possível crise no clube com uma boa goleada de 3 a 0 sobre o Lyon, na estréia do grupo E da Liga dos Campeões.
O destaque da partida foi o meia-atacante argentino Lionel Messi, que não entrou em campo no empate em 0 a 0 de domingo com o Osasuna por sentir uma contratura muscular.
Hoje, ele mostrou o motivo de fazer tanta falta ao setor ofensivo do time: além de organizar a jogada que gerou o primeiro gol, ele marcou o segundo do Barça na partida, a sete minutos do fim.
Sabendo que precisava da vitória, o Barcelona entrou em campo jogando com velocidade, com todos os lances passando pelos pés de Messi.
E foi justamente dos pés do argentino que saiu o primeiro gol.
Aos 21 minutos, ele invadiu a área, cruzou e a bola acabou desviada pelo lateral Clerc, que jogou contra suas próprias redes.
O melhor lance do primeiro tempo saiu aos 36, de uma cobrança de falta de longe do brasileiro Juninho Pernambucano. Os franceses não souberam aproveitar o espaço deixado pelo Barcelona no fim do primeiro tempo.
Aos 38, os espanhóis poderiam ter ampliado o marcador com Messi.
O argentino recebeu passe de Ronaldinho Gaúcho, dominou no peito e cortou um adversário para chutar, mas Clerc desta vez foi mais feliz e cortou em cima da linha.
No segundo tempo, o técnico holandês Frank Rijkaard antecipou a equipe em campo e fez algumas substituições, inclusive tirando Ronaldinho Gaúcho - pelo segundo jogo seguido.
E o Barcelona só fechou a goleada no fim. Faltando sete minutos, Deco fez boa jogada e passou para Iniesta, que serviu Messi para fazer o segundo e acabar com qualquer pretensão dos franceses.
Nos acréscimos, o Barça ainda comemorou o fim do jejum do artilheiro francês Thierry Henry, não marcava em competições européias há um ano. Ele aproveitou rebote do goleiro Vercoutre e fez seu primeiro gol com a camisa do time espanhol, que já lidera a chave.
- Ficha técnica: Barcelona: Valdés; Zambrotta, Márquez, Milito e Abidal; Yayá Touré, Deco, Xavi (Giovanni dos Santos, aos 34 minutos do segundo tempo) e Ronaldinho Gaúcho (Iniesta, aos 20 min do segundo tempo); Messi (Krkic, aos 43 min do segundo tempo) e Henry.
Lyon: Vercoutre; Clerc, Bodmer, Squillaci e Réveillère, Toulalan, Belhadj (Baros, aos 17 min do segundo tempo), Källstrom (Keita, aos 38 min do segundo tempo), Govou, Juninho Pernambucano e Benzema (Ben Arafa, aos 30 min do segundo tempo).
Árbitro: Massimo Busacca (SUI).
Cartões amarelos: Yayá Touré e Henry (Barcelona).