Embalado com as conquistas do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona divulgou hoje que deverá ter uma receita de 300 milhões de euros (cerca de R$ 861 milhões) na temporada 2006/07. A informação foi revelada pelo vice-presidente de finanças do clube catalão, Ferran Soriano.
As despesas da equipe espanhola devem girar em torno de 280 milhões de euros, o que levaria a um superávit de 20 milhões, 3,2 milhões a mais que o da temporada anterior.
Este aumento de receita, recorde da história do clube, é fruto do maior número de sócios, do aumento dos direitos de televisão, das vendas de entradas e da melhor exploração das instalações do clube, assim como o dinheiro arrecadado com patrocínio e marketing.
"Essa realidade superou as nossas expectativas, que eram as mais otimistas. O atual modelo de gestão do clube dá lucro e permite manter um time de primeiro nível para poder lutar pelos principais títulos", disse Soriano, que montou o plano de finanças do Barcelona quando a atual gestão assumiu o time, em junho de 2003. Na época, o dirigente havia previsto que o time poderia arrecadar 216 milhões de euros na temporada 2006/07, 84 milhões a menos do que foi anunciado nesta terça.
Segundo Soriano, quando Joan Laporta assumiu a presidência, o Barcelona ocupava a 13ª colocação no ranking mundial de receitas, muito distante do Manchester United, que estava no topo. Atualmente, a equipe inglesa está abaixo do Barcelona e, se na próxima temporada o time catalão faturar os 300 milhões de euros previstos, pode superar inclusive o Real Madrid, que atualmente é o número um da lista.
"O clube volta a crescer pelo terceiro ano consecutivo, consolidando um modelo de gestão que dá lucro, se autofinancia e que é sustentável", concluiu o vice-presidente de finanças.
A equipe comandada pelo treinador holandês Frank Rijkaard, que conta com os brasileiros Ronaldinho Gaúcho, Deco (naturalizado português), Edmílson, Sylvinho, Belletti e Thiago Motta, estréia no Campeonato Espanhol no dia 27 de agosto, contra o Celta, em Vigo.