O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou hoje os jogadores que representarão o país nas competições de basquete masculino e feminino dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, no mês de julho.
O técnico da seleção masculina, Lula Ferreira, contará apenas com um jogador que atua na NBA: o ala Marquinhos, do New Orleans Hornets.
Sem contar com os nomes que atuam no forte basquete americano, Lula aposta suas fichas no armador Marcelinho Machado, que tenta sua terceira medalha de ouro em edições do Pan.
Do grupo que jogou o último Mundial de basquete, no Japão, estão os armadores Nezinho e Marcelinho Huertas, além do ala-armador Alex e dos pivôs Caio Torres e Murilo.
O restante do grupo é formado em grande parte por revelações do basquete na Europa: o ala Marcus Vinícius e o pivô Rafael Hettsheimeir, que atuam na Espanha, e o pivô João Batista, que vem do basquete lituano.
O experiente Valtinho volta à seleção, enquanto o novato Guilherme Teichmann ganha espaço.
Na seleção feminina, Antonio Carlos Barbosa terá como grande nome a ala Janeth, que se aposentará após o Pan. Outros destaques são a armadora Adrianinha, que rescindiu seu contrato com o Phoenix Mercury, da WNBA, e a pivô Ega.
Outras jogadoras que participaram do Mundial são a pivô Kelly, a ala Micaela e a ala-base Karen. A grande ausente é a ala Iziane, que não foi liberada pelo Seattle Storm.
A seleção feminina enfrentará Canadá, Jamaica e México na primeira fase, enquanto os homens pegam Canadá, Ilhas Virgens e Porto Rico.
Estas são as listas de convocados: Masculino: Armadores: Valtinho, Marcelinho Huertas e Nezinho.
Alas-armadores: Alex Garcia e Marcelinho Machado.
Alas: Marquinhos e Marcus Vinicius.
Alas-pivô: Guilherme Teichmann, Rafael Hettsheimeir e João Batista.
Pivôs: Caio Torres e Murilo.
Feminino: Armadora: Adrianinha Ala: Janeth, Micaela, Palmira, Chuca, Tayara e Karen.
Pivô: Graziane, Isis, Mamá, Kelly e Êga.