Soares deve fazer o segundo jogo como titular do Leão | Foto: Letícia Martins | EC Vitória
Invicto após os três primeiros jogos da temporada, o Vitória terá o desafio de enfrentar o Ceará, neste sábado, 6, pela 2ª rodada da Copa do Nordeste. Encarar o Vozão faz os rubro-negros reviverem memórias recentes nada agradáveis. Para espantar essas lembranças ruins e manter o embalo de 2021, o Leão tenta surpreender o rival, que será mandante nesta tarde. A bola começa a rolar na Arena Castelão a partir das 16h.
Para usar a expressão da moda, podemos dizer que jogar contra o Ceará ativa alguns gatilhos no torcedor do Vitória. O Vozão sustenta uma invencibilidade de cinco partidas contra o Leão. Só em 2020 foram três triunfos cearenses nas três vezes que os times se enfrentaram. Resultados que valeram as eliminações do Rubro-Negro no Nordestão e na Copa do Brasil.
Ainda sobre o ano passado, uma curiosidade pouco agravável para o time de vermelho e preto. O Vitória conheceu a primeira derrota da temporada justamente ao enfrentar o Ceará. Eram oito jogos invicto até perder por 1 a 0, no Castelão. Esse ano, mesmo que com menos jogos (três), mais uma vez o time chega invicto ao estádio. Será que dessa vez vai ser possível sustentar a invencibilidade da temporada?
Além dos tropeços de 2020, a freguesia recente imposta pelo Vozão ainda tem um empate em 2019 e mais uma derrota no segundo turno do Brasileirão de 2018. O último triunfo rubro-negro aconteceu no primeiro turno da Série A daquele ano. Como se essa sequência já não fosse o suficiente, o torcedor ainda guarda mágoas da tripla eliminação consecutiva na Copa do Nordeste: 2013, 14 e 15.
Todo esse contexto se soma ao fato de que o Vitória tem pela frente um adversário da Série A, que é também o atual campeão regional. Até por isso, o técnico Rodrigo Chagas rasgou elogios ao Vozão depois do último treino do Leão.
“A gente sabe que vai enfrentar uma equipe que tem um grande trabalho. Tem um treinador, que é o Guto Ferreira, que está à frente do time há mais de um ano. A gente sabe que é uma equipe competitiva, atual campeã da competição”, avaliou Rodrigo Chagas.
Uma boa notícia para os rubro-negros é que o Ceará não vai contar com Vinícius Vina, que ainda curte alguns dias de folga. O meio-campista foi destaque do time no último Brasileirão e desde 2018 se tornou um carrasco do Leão. São cinco gols marcados por ele nos últimos sete jogos contra o Vitória.
Vina também protagonizou confusões em jogos contra o Rubro-Negro. Primeiro ao fazer uma comemoração provocativa que desencadeou uma briga generalizada no ‘Ba-Vi da Paz’, em 2018. Depois, já pelo Ceará, ao ser ameaçado pelo presidente do Vitória, Paulo Carneiro, enquanto dava uma entrevista na saída de campo, em 2020.
Novidades
Guilherme Rend deve fazer a estreia dele na temporada 2021. O volante perdeu os primeiros compromissos do time porque se recuperava de uma lesão.
Vale lembrar que o Rend está envolvido em uma negociação com o Bahia, que tenta a compra do jogador junto ao Jacuipense, clube que empresta o atleta ao Vitória. Caso ele entre em campo pelo Leão, não poderá defender o Tricolor nessa edição do torneio.
Outra possível estreia no onze inicial é a do lateral-esquerdo Pedrinho. Aos 18 anos, ele é mais um jogador revelado pelo clube que ganha minutos em 2021.