Tiradentes, em Minas Gerais, é um dos locais onde há eventos gastronômicos
Gastronomia é a única expressão das artes que todas as pessoas precisam consumir diariamente para sobreviver. Ela é a expressão da cultura de um povo através de um prato de comida e, como tal, é de suma importância para um destino turístico fomentar a preservação de seus costumes e de seus valores tradicionais associados a essa manifestação cultural, possibilitando que os turistas possam viver a experiência do local que está visitando.
É com esse pensamento que eventos gastronômicos se espalham pelo mundo inteiro, seja na forma de festivais, seja na forma de congressos técnicos que viabilizam o público acessar os grandes mestres da gastronomia, ou seja na forma de viagens gastronômicas, em que grupos de pessoas que têm gastronomia como hobby cruzam os continentes para viverem experiências diversas .
Listamos aqui alguns eventos gastronômicos do Brasil e do mundo.
Eventos do Brasil
Visconde de Mauá (RJ) - encabeçado pela chef Monica Rangel, acontece em maio, há 22 anos, festa que celebra o pinhão, com um concurso que premia pratos com essa iguaria cujos chefs visitantes são os jurados e os mesmos fazem um jantar magno.
Tiradentes (MG) - acontece em agosto, há 15 anos, fomentando a cultura local e trazendo chefs de todo o mundo para aulas e festins que são jantares harmonizados.
Tempero no Forte (BA) - acontece em novembro, no Festival de Praia do Forte, encabeçado pela chef Tereza Paim e Djanira Dias, já está na sua 9ª edição. Os chefs visitantes assumem as cozinhas de alguns restaurantes, os chefs locais fazem pratos especiais para o evento, além de uma cozinha show montada na praça que viabiliza a realização de aulas de gastronomia abertas ao público. Tudo isso complementado por exposições de artesanato, fotografia e muita música.
Nordeste Gourmet (BA) - acontece em Salvador, no segundo semestre, capitaneado pelo chef Edinho Engel e Lícia Fabio há cinco anos. Tem como premissa desenvolver novos ingredientes regionais e mostra técnicas gastronômicas através de chefs visitantes e da nossa cidade, que dão aulas com acesso ao público.
Rio, São Paulo e Recife - Bom de Mesa - Grande festa da Associação da Boa Lembrança, em que os restaurantes vinculados a essa entidade recebem chefs visitantes para elaboração de menus especiais e aulas variadas na Arena Gastronômica, sempre montada em locais de alta circulação de pessoas, como Shopping Centers.
Prazeres da Mesa ao Vivo - essa revista de gastronomia faz alguns eventos pelo Brasil, um "reality show da gastronomia" para produzir uma edição da revista. Chefs locais e visitantes dão aulas de gastronomia, uma grande festa da gastronomia local com o Melhor das Cidades, em que bares e restaurantes da cidade levam suas iguarias para serem degustadas pelos visitantes e, por fim, jantares magnos. Neste ano, Salvador foi contemplada com esse evento e teremos um jantar magno na Casa de Tereza dia 1º de abril e outro no Amado, dia 2 de abril. As aulas e o Melhor da Cidades acontecerão no Senac, Casa do Comércio, de 29 de março a 2 de abril.
Eventos internacionais
Mistura - Peru, em setembro. Todo o país mostra sua cara, em um megaevento montado em praça pública. Viabiliza acesso ao povo aos ingredientes autóctones e também à comida dos grandes chefs locais.
Madrid Fusion - fevereiro em Madri, um grande congresso técnico que mostra técnicas e ingredientes do mundo.
Gastronomika - San Sebastian em setembro, reúne os melhores chefs do mundo em aulas e jantares, viabilizando que os grandes mestres do mundo da mostrem suas inovações.
La Coccina - San Francisco, agosto, tem como objetivo mostrar produtos, produtores e a gastronomia local, mesclando com música e outras expressões artísticas.
Congresso Internacional do Slow Food - com o foco no alimento bom, limpo e justo, esse movimento mundial promove encontros anuais, reunindo produtores e cozinheiros de todos os cantos do planeta.
Viagens gastronômicas
Variadas opções são oferecidas nesse mercado, seja para caçar trufas na Itália, seja para visitar vinícolas em várias partes do mundo, seja para degustar a gastronomia dos grandes chefs de uma determinada cidade ou região.
Na Europa temos uma grande oferta de pacotes de viagens com esse objetivo e Salvador já conta com uma agência que está levando grupos para viagens para São Paulo, com o objetivo de degustar a comida dos maiores chefs da metrópole, acompanhados de um chef local.
Concluindo, volto a lembrar que os turistas sempre chegam em busca do que é típico e regional, pois é uma maneira de se viver uma experiência local quando se está viajando.
Por isso, faço mais uma vez um apelo aos empresários do Carnaval da Bahia, que recebem turistas de todo o mundo, que coloquem como estrelas de seus cardápios as iguarias da nossa comida regional, tipo comida de baiano, e com esse conjunto música, alegria e gastronomia nos mantermos inesquecíveis nas mentes e corações dos foliões.