Tilápia, caviar, flor de abóbora: pratos combinam ingredientes importados com produtos locais
Todo ano, mais ou menos nesta mesma época, João Telles costuma dar uns bordejos por Nova Iorque na companhia da esposa Rita Sacramento. É quando ele aproveita para visitar a irmã, que mora por lá, e atualizar o repertório com tendências gastronômicas de uma das cidades mais cosmopolitas do mundo.
Parte dessa experiência volta na mala em forma de livros, utensílios e ingredientes. E, como também é de costume, João compartilha as novidades com os que visitam o Saúde Brasil, seu restaurante especializado em comida natural.
Este ano, o Festival Semana Nova Iorque, como ele prefere chamar, vai de segunda à sexta-feira da próxima semana, somente na hora do almoço.
No cardápio, estão pratos que colocam ingredientes importados lado a lado com produtos regionais. Dessa combinação surge, por exemplo, o filé de tilápia com um toque de caviar de salmão, sobre fritada de flor de abóbora. Ou o frango com mostarda de Dijon e molho de cranberries.
Da fazenda para a mesa
É bom que se diga que a flor de abóbora vem de uma fazenda aqui mesmo na Bahia, assim como banana, graviola, tomates, aspargos, hortaliças e outros ingredientes que também estarão no bufê do restaurante durante o festival.
"Visitei muitas feiras e restaurantes e percebi que o consumo de alimentos orgânicos está cada vez mais presente nos Estados Unidos, inclusive nas grande redes e regiões menos favorecidas", conta Telles.
"Mas a tendência mais recente é o chamado farm to table, movimento gastronômico que incentiva o uso de ingredientes direto da fazenda para a mesa", acrescenta.
Ao mesmo tempo, ele aproveita para incluir nas receitas ingredientes mais difíceis de encontrar por aqui, como cogumelo-concha e sementes de papoula de hemp.
Além dos produtos, entram no preparo as dicas pinçadas em visitas a feiras, mercados, faculdades de gastronomia e aquisição de novos livros sobre comida natural.