Apresentadora vai bater papo com fãs às 16h
Enquanto retocava a maquiagem, no intervalo das gravações da temporada de verão do Cozinha Prática, Rita Lobo nos fez uma confissão, por telefone. Diz que não vê a hora de comer um acarajé. A oportunidade é nesta quinta-feira, 26, quando ela desembarca em Salvador para lançar o livro homônimo ao programa que apresenta no canal GNT.
O evento está marcado para as 18h, na livraria Cultura do Salvador Shopping, e deve atrair o público que transformou a moça em celebridade justamente por sua defesa da simplicidade, na era da glamourização da gastronomia.
"O livro tem como referência justamante a temporada da desgourmetização de técnicas culinárias. Tem algumas receitas além das que apareceram na TV, mas a estrutura é bem parecida com a do programa", adianta a autora.
Destaques
Arroz, feijão, carne seca e mandioca são alguns dos ingredientes que ganham destaque entre as 60 receitas que se dividem em 13 capítulos ilustrados. O frango também é presença garantida entre as preparações.
"O frango responde por 70% da proteína consumida pelo brasileiro. O que é estranho. Com a costa que nós temos, deveria ser o peixe, não?", questiona.
Mas isso não chega a ser o pior dos mundos, ela diz. "O que acho mais preocupante na alimentação do brasileiro é o aumento demasiado do consumo de comida ultraprocessada", pondera.
Perto do público
Este certamente será um dos temas do bate-papo que antecede o lançamento do livro, às 16h, na Casa do Comércio. "É uma maneira de estar perto do público. Meu trabalho tem como base esse contato há mais de 15 anos, que é o tempo do Panelinha", calcula Rita, lembrando que tudo começou com a criação do site que hoje reúne 1.166 receitas.
Ao longo desses anos, o site evoluiu para um projeto maior, que inclui programa de TV, canal de vídeo no YouTube e editora - entre os livros editados por Rita está A Comida Baiana de Jorge Amado, de Paloma Amado. Junte-se a isso canais nas redes sociais que somam quase 500 mil seguidores.
O segredo do sucesso, ela acredita, está em mostrar que cozinhar não tem segredo. "Trabalho ensinando o público a cozinhar com receitas que funcionam. Isso me dá o entendimento do que as pessoas precisam e o que elas precisam é o básico", acredita.
Isso não significa, porém, que sua tarefa seja menos complicada. "Fazer o simples é mais difícil, não tem enrolation, você realmente precisa saber do que está falando".