Areia e redes dão o toque regional ao ambiente | Fotos: Olga Leiria | Ag. A TARDE
Série 4/7
Esta é a quarta reportagem, de um total de sete, sobre a Casacor Bahia 2020. A próxima será sobre o espaço montado no Salvador Shopping
Tem redes confeccionadas por pescador da Conceição da Praia, no Comércio, em Salvador, vizinho ao Elevador Lacerda – primeiro ascensor urbano do mundo –, uma das principais paisagens da cidade e reproduzida na vitrine envidraçada de 60 metros quadrados por meio de um mosaico de cartões postais de várias partes do mundo, obra e marca do artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos Vik Muniz. E tem mais imagens no teto compondo um céu azul entre nuvens, areia no chão.
Este é o “Redário”, ambiente criado pelo arquiteto David Bastos para a edição “Janelas” da Casacor Bahia 2020, instalado em frente ao Farol da Barra, outro ícone da capital baiana. De acordo com Bastos, o espaço é uma “homenagem à terra” que sempre o acolheu, e “convite para que visitantes apreciem o conforto de casa através dos limites impostos pelo distanciamento social”.
A mostra de arquitetura, design, paisagismo e decoração segue até 12 de dezembro em mais quatro endereços: Salvador Shopping, novo Centro de Convenções, aeroporto de Salvador e Corredor da Vitória. A visitação é gratuita.
“O projeto traz como conceito o deleite à paisagem da Bahia, através da icônica obra de Vik Muniz, que ilustra um dos principais pontos turísticos da cidade do Salvador a partir da junção de cartões postais de diversas partes do mundo. A arquitetura foi implantada em estrutura leve e vazada, contemplando fechamentos em vidro e redes de pesca, causando o mínimo impacto visual, tudo sobre a areia da praia e emoldurado pelo cenário atemporal do Farol da Barra”, descreve o arquiteto.
Espaço fica em frente ao Farol da Barra
Marca da mentoria
Segundo o diretor da exposição e franqueado Casacor na Bahia, Carlos Amorim, a construção do pavilhão contou com importante contribuição da Civil, em um momento de grande escassez de material a alto custo dos insumos, frisa ele. Com relação à participação de Vik Muniz, Amorim destaca que obra de arte é algo que deve estar intrinsecamente ligado à mostra, que este será um dos traços de sua mentoria e gestão frente à franquia e que já “paquerava” a ideia de trazê-lo desde o ano passado.
“Este é um movimento que só contribui com o cenário local. Existem [aqui] tantos outros artistas vigorosos já participando da mostra, inclusive, como [Antonio Luiz Morais de Andrade] Almandrade, Bel Borba. Eu conheci o Vik Muniz no processo de vinda dele para a Bahia, [o artista investiu em imóvel no Santo Antônio Além do Carmo, e, durante o processo de mudança, ficava hospedado na casa vizinha da atriz Regina Casé, reformada por David Bastos, daí todo esse link], ele topou, estamos felizes”.
“O projeto valoriza ao máximo a obra do artista e a questão do morar baiano. Veja que o uso de rede é uma grande ironia, pois é símbolo de uma preguiça que na verdade é uma construção, mas trata-se de um mobiliário inteligentíssimo, bem construído, confortável. O piso de areia é muito utilizado na Europa, em Portugal, por exemplo, e por aqui também, em casa de praia. Então tem areia, rede, a obra de Vik Muniz abraçando tudo, em um local privilegiadíssimo que é a Barra. De muito bom gosto”.
Obra de Vik Muniz celebra o Elevador Lacerda
Arquiteto no escritório de David Bastos e um dos responsáveis pelo trabalho, Alisson Passos diz que a ideia desde o início era ter o “mínimo de intervenção possível”, de forma a destacar o trabalho de Muniz. Passos conta que as redes dão um toque “bem regional, trazendo a Bahia ao espaço”. Manequins [igual àqueles de lojas de roupas] dão a devida dimensão da “escala humana” dentro do ambiente, diz ele.
“Não há barreiras, só o mínimo de impacto visual possível. O encontro entre o Elevador Lacerda, tendo ao fundo o Farol da Barra. Ou seja, valorizando a Barra, a obra do artista, e o que este ambiente tem de pós-pandemia é que se trata de uma estrutura fechada, sem acesso ao interior, em que o visitante vê de fora novas perspectivas para uma nova moradia”.