O que tem a ver Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, com Irmã Dulce, a santa que a Bahia dá ao Brasil? Do ponto de vista da história dela e do lugar, nada, mas pelo lado simbólico, tudo.
Em miúdos: foi em Coroa Vermelha que o Frei Henrique de Coimbra, capelão da esquadra de Pedro Álvares Cabral, celebrou a primeira missa no Brasil e Irmã Dulce vai ser a partir do dia 13 próximo a primeira santa do Brasil.
Em meados deste mês Daniel Nepumuceno, secretário-executivo do Ministério do Turismo, esteve em Coroa Vermelha para prospectar as possibilidades de investir lá parte dos R$ 200 milhões destinados a 30 rotas turísticas no país (a outra baiana é Salvador-Morro de São Paulo, em Cairu). E em Coroa a aposta no turismo religioso.
Na Baia - Diego Fraga, empresário e um dos líderes do trade turístico local, diz que a Baia de Cabrália tem boa profundidade, a Marinha do Brasil já fez várias vezes exercícios na área, o que sugere a construção de um porto para transatlânticos dos navios de cruzeiro.
- Além do turismo religioso nossa grande vocação é o turismo náutico.
As ideias, com Irmã Dulce, transatlânticos e turismo náutico ainda estão sendo germinadas, mas segundo Diego, as coisas já estão acontecendo. Em novembro, Cabrália receberá uma comitiva de chineses dispostos a investir na área. E também um seminário náutico está no prelo. O resto é com Santa Dulce.
Na Alba, show de projetos
Tramitam na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia 1.117 projetos de lei, grande parte deles obsoletos. O campeão é o deputado Euclides Fernandes (PDT), com 138, seguido de David Rios (PSDB) com 103 e Pedro Tavares (DEM) com 98.
Curioso é que alguns nem nasceram e já morreram, como um de Euclides Fernandes que disciplina o descarte de disquetes.
A era dos disquetes já passou, mas a ideia está lá.
PP vai filiar 30 prefeitos
O PP de João Leão vai fazer nesta segunda-feira, 30, na UPB, às 14h, um grande encontro, com Rui Costa presente, para celebrar a filiação de 30 prefeitos, que somados aos 56 que o partido elegeu, dá a governança de quase um quarto da Bahia.
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que se elegeu pelo DEM, até se ensaiou para a festa. Mas foi avisado que lá o compromisso do partido é com Erick Etinger, provedor da Santa Casa.
Bruno Reis faz sua aposta
Embora digam que Bruno Reis (DEM), vice-prefeito, secretário de Infraestrutura e Obras e o candidato preferencial de ACM Neto, deveria largar o varejo e dialogar mais com a cidade, ele acha que a aposta certa é a que faz.
Agora, ele festeja os números do Caged que apontam a criação de 6.346 novos empregos com carteira assinada em Salvador:
- E isso não é tudo. Com as obras programadas vamos gerar 10 mil novos empregos.
Ministra da Agricultura vai ter ultimato da Ceplac
Se a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, insistir na decisão de transferir 611 técnicos da Ceplac para a Secretaria de Defesa Sanitária, como já determinou, vai se dar mal.
Nem terá os fiscais na Defesa e ainda vai matar a Ceplac. Mais de 90% dos 1.155 atuais servidores do órgão já têm idade para se aposentar e estão dispostos a pendurar as chuteiras, ao invés de, já idosos, mudar para um ponto qualquer do país. A ministra foi alertada sobre o cenário pelo deputado Eduardo Salles (PP).
- Eu disse a ela que o cacau perderá um enorme patrimônio científico, que serve de lastro para nós e para todo o mundo.
Ela vai viajar esta semana para a Alemanha e na próxima terá um encontro com Eduardo.
POLÍTICA COM VATAPÁ
Uesquecido
Essa quem conta é o jornalista Jheremias Macário, a memória viva de Vitória da Conquista.
No governo de Lomanto Júnior, o então deputado estadual padre Palmeira foi convidado e nomeado secretário da Educação. Tempos depois, logo após o Golpe Militar, o governador, que era muito seu amigo, por questões de acomodação política teve que indicar outro nome para a pasta, demitindo o padre Palmeira.
Desolado, o padre se afastou do convívio com o amigo governador, de quem era uma espécie de conselheiro. Lomanto sentiu o baque, tudo fazia para reaproximá-lo, sem sucesso. Por último decidiu, a conselho de um político mais próximo, dar uma festa regada a bom uísque e convidar o padre. aficcionado do destilado
O emissário do convite foi o deputado estadual Juarez Hortélio, representante de Conquista:
- Vai ser uma festa em sua homenagem. Com muito uísque do bom.
Padre foi curto e grosso:
- Diga a Lomanto que eu ‘uesqueci’.