João Leão (PP), à esq., e Otto Alencar (PSD)
A festa que o PP de João Leão fez ontem na UPB para anunciar a filiação de 35 novos prefeitos cravou um fato: em matéria de prefeitos, o partido foi o que mais cresceu na Bahia nos últimos três anos. Elegeu 56 em 2016, ficou com 91.
Em números absolutos, só perde para o PSD de Otto Alencar, que elegeu 87, e subiu para 95. Os dois, com um total de 186, são absolutos, com mais da metade dos mais de 300 dos 417 que gravitam no entorno da base de Rui Costa.
Quem mais perdeu nesse jogo foi o DEM de ACM Neto, que subiu de oito em 2012 para 34 em 2016, mas definhou tanto que o partido tirou do seu site a lista de prefeitos. Aliás, só deixou Elinaldo Araújo, de Camaçari, fora o próprio Neto em Salvador, o governante do município mais expressivo do partido.
Desgaste — É óbvio que prefeitos em si não medem lá muita coisa, ainda mais considerando que muitos deles perdem eleição até se forem candidatos únicos, mas sinalizam sobre os humores das lideranças do interior em relação às estaduais.
Feira de Santana e Vitória da Conquista, por exemplo, as duas maiores cidades da Bahia depois de Salvador, têm no comando Colbert Martins e Herzém Gusmão, ambos do MDB, e dispostos a disputar a reeleição pelo partido.
O MDB, ressalte-se, foi o único partido da oposição a Rui Costa que cresceu em 2016, elegendo 47 prefeitos contra 45 de 2012. No conjunto, resta esperar as urnas de 2020 falarem.
QR Code no Orçamento
João Leão foi ontem acompanhar o secretário Walter Pinheiro (Planejamento) na entrega do Orçamento do Estado 2020 ao presidente da Assembleia, Nelson Leal.
— Ai que saudade me dá os meus tempos de secretário do Planejamento...
Nelson também disse que tinha saudades. Foi relator 8 vezes do Orçamento. Detalhe é que este ano o orçamento estará no QR Code. Quer dizer que cada deputado vai poder carregá-lo no celular.
O golpe que vem do Senado
Rui Costa não foi à festa do PP ontem porque cumpriu agenda fora de Salvador. Pela manhã, estava em Porto Seguro, à tarde engrossou o time de 10 governadores que ao lado do senador Otto Alencar foi saber do presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP) por que ele promulgou a PEC da Cessão Onerosa só com a parte que autoriza o leilão do pré-sal, deixando de fora estados e municípios na partilha do bolo. Otto estava irritado:
— Falta compromisso.
Ajuste com o empresariado
A Criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo ontem na Assembleia reuniu as principais lideranças baianas da indústria, comércio e agronegócio, segundo o deputado Eduardo Salles (PP), para afinar o parlamento com eles e ajudar na geração de empregos:
— Queremos modernizar as leis, criar novas e fazer a ponte com Brasília, quando for o caso. Semana que vem já vamos detalhar isso.
Edyele brilha no The Voice e vira sensação em Valença
Edyele Brandão, a única baiana que chegou à semifinal do The Voice Brasil, da Globo, que acontece hoje, virou sensação em Valença, terra natal dela. Sexta, ao chegar à cidade após a classificação, foi recebida com uma carreata. Na tarde de anteontem, deu show na Praça da República, a principal de lá, com todo mundo pedindo voto para ela.
Com 21 anos, Edyele, que estuda letras e música e trancou os dois cursos para entrar na disputa do The Voice, fazia casamentos e formaturas, mas já se prepara para um tempo novo: se ganhar, leva R$ 500 mil e assina com a Som Livre, se não, a popularidade já é suficiente para dar outro rumo à vida. Só não teremos uma palavrinha de Edyele. O contrato com a Globo não permite entrevistas.
Registros
Lucchesi na ALB
Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), vai fazer hoje (17h) na Academia de Letras da Bahia (ALB) a conferência Manual de pequenas aventuras, que integra o projeto Trajetória de uma vida. Joaci Góes, presidente da ALB, anfitrião, diz que a presença de Lucchesi ‘é uma honra para os baianos’.
Mau exemplo
Lucas Leal, filho do presidente da Câmara de Malhada, Manoel Messias Leal (PT), protagoniza um escândalo no Vale do São Francisco, segundo o site Folha do Vale: foi flagrado visitando a casa da namorada num carro oficial da Câmara. O site diz que o mau exemplo começa pelos pequenos municípios.
Novo funil
Devagar e sempre, sem maiores gritarias e alardes, o trânsito em Salvador ganhou novo grande funil. É no final da Paralela sentido aeroporto-centro. Engarrafamentos viraram rotina todo dia o dia todo.
BR-030
O Dnit quer passar para o Exército a responsabilidade de manutenção da BR-030, no trecho que liga Ubaitaba a Campinho, em Maraú. Historicamente, a rodovia lá é horrível. E continua na mesma.