Alex: alto preço pelo miliciano morto no sítio do irmão
O deputado Alex Lima (PSB), natural de Esplanada, que tem suas bases no litoral norte, viveu ontem um dia de cão com um daqueles pepinos gigantes que lhe caiu no colo: Adriano Magalhães da Nóbrega, ex-capitão da PM do Rio, miliciano, suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco, morreu em confronto com a polícia no sítio de um irmão dele, em Esplanada.
Temperando a história, o irmão, o vereador Gilsinho de Dedé, se elegeu vereador em 2016 pelo PSL, que na época era controlado na Bahia pelo então presidente da Assembleia, hoje deputado federal, Marcelo Nilo (PSB), que caiu fora assim que Bolsonaro entrou. Mas na versão das redes a conexão foi feita: Gilsinho do PSL, miliciano carioca, Marielle Franco, Bolsonaro.
Nas redes — O deputado Alex Lima ontem distribuiu nota e afirmava para quem encontrava e falava do caso:
– Tudo o que eu quero é que a polícia apure o caso com o máximo rigor e o mais rápido possível.
Diz que quer se livrar do fardo que lhe pesa sobre os ombros, não em Esplanada e no litoral norte, mas nas redes.
– Aqui as pessoas nos conhecem, mas nas redes sociais, enquanto a polícia não explicar o caso, eu pago caro.
O vereador Gilsinho também se defende:
– Não conheço, não sei quem é. E não tenho nenhuma afinidade com Bolsonaro, sou aliado de Rui Costa e votei em Fernando Haddad.
Tum, a rara unanimidade
Concluídas as indicações governistas e da oposição para a composição das comissões na Assembleia, vê-se que nada mudou, nos dois lados. Todos como dantes.
Curioso é que, conforme as indicações no Diário Oficial, o deputado Tum aparece como indicado para a suplência da Comissão do Meio Ambiente do governo e da oposição.
Tum é do PSC. Ele sempre foi governista, e os dois colegas, Soldado Prisco e Laerte de Vando, oposição. Será isso?
Eunápolis e o parto na porta
Um assunto imperou nas redes sociais do extremo sul baiano neste início de semana. Na madrugada de domingo, uma gestante que teve atendimento recusado no Hospital Regional de Eunápolis, que é municipal, teve o bebê na recepção com ajuda de familiares, populares e segurança.
O diretor Jairo Augusto diz que afastou a equipe médica, mas lá se diz que o buraco é mais embaixo. O caso apenas coroa uma crise que se arrasta há tempos.
O PT, a major e os outros
O PT festejou os seus 40 anos ontem em sessão especial na Alba com Rui Costa lá. O clima era de confraternização, embora todos admitindo que a entrada da major Denice para disputar a prefeitura de Salvador ainda está em aberto.
O deputado Robinson Almeida diz que o nome dele ainda está posto, embora reconheça que a força de quem indicou a major (Rui) deu audiência.
– O resto o partido ainda está processando.
Em Barreiras, a Policlínica de Rui congrega inimigos
Rui Costa foi a Barreiras ontem inaugurar a Policlínica e conseguiu uma proeza: botou no mesmo palanque o prefeito Zito (DEM), adversário; a deputada Jusmari Oliveira (PSD), que é ligada a Otto, a Rui e a Zito; Antônio Henrique, do PP do vice João Leão e inimigos dos dois; além do deputado federal Tito (Avante), que faz carreira solo (é prefeiturável como terceira via).
Falou Zito (dirigindo-se a Rui):
– Não somos aliados políticos, mas temos parcerias nas ações. Estou aqui para agradecer, o senhor atendeu a nossos pedidos.
Aliás, no oeste baiano a carência na área de saúde é enorme. A providência maior hoje é correr para Brasília. Por isso todos os 35 prefeitos da região estavam no ato.
REGISTROS
Esperando a folia
A rede hoteleira de Salvador espera um índice de ocupação de 100% no Carnaval. Segundo a medição da Federação Bahiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), que afere os 25 maiores hotéis, em janeiro deste ano a taxa de ocupação foi de 75,50%, 2,61% a menos que o ano passado. Em 2019, a folia bateu 95%.
Limpando a área
Dailton Filho, que em 2014 disputou a prefeitura de Madre de Deus pelo PSL, vai tentar a empreitada de novo, agora pelo PSB. O PSL em 2014, ressalte-se, era controlado por Marcelo Nilo, hoje deputado federal do PSB, na época presidente da Alba.
Café de qualidade
Antônio Rigno de Oliveira, de Piatã, na Chapada, conquistou mais uma vez o título de campeão no 16º Concurso Nacional do Programa de Qualidade do Café (PQC), da Associação dos Produtores da Indústria do Café (Abic). Ele venceu três das últimas cinco edições.
Vaza Jato
A nota que publicamos domingo sobre a Vaza Jato teve uma incorreção: o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) é de Brumado e não Livramento de Brumado, como foi dito.