Vista aérea da cidade de Porto Seguro | Foto: Joa Souza | Ag. A TARDE | 29.4.2008
José Hildécio Meirelles Neto, baiano que mora em Sidney, na Austrália, manda a última de lá, o drama de dois mil passageiros do cruzeiro Norwegian Jewel. Já foi recusado por quatro países, e segue quase a deriva no Pacífico Sul, embora sem nenhum caso suspeito. Ou seja, o suspeito é próprio navio.
E por quê? Como cruzeiros saem pelo mundo catando gente de porto em porto pegou muitos contaminados. O conjunto da obra formou a ideia de que o coronavírus começou na China e foi espalhado pelo planeta.
Passarela — Cláudio Vale, presidente da CVPAR, do mercado financeiro, esteve num casamento em Itacaré dia 7 (onde Preta Gil se contaminou), foi para São Paulo, o teste deu positivo, pegou o jatinho, veio curtir a casa que comprou na mão de João Dórea (governador de São Paulo), num dos condomínios mais luxuosos da praia de Itapororoca, em Trancoso.
Resultado: contaminou o caseiro e a empregada e botou o corona na terra máter, para a irritação do governador Rui Costa, que prometeu processá-lo criminalmente por ‘atituder irresponsável e criminosa.
Até mesmo o pessoal do trade de Porto Seguro, já injuriado com a crise, acha que Cáudio abusou. Apesar de diagnosticado com o corona, foi encontrado por agentes de saúde de sunga, na praia e bebendo com amigos. Um empresário de lá vaticinou:
— Desse jeito nossa Passarela do Álcool vai passar a chamar-se Passarela do Álcool Gel.
Prejuízo milionário
Já bastante escancarada em alguns setores, como o hoteleiro, a crise do corona também bate forte no comércio. Segundo as projeções da Fecomércio-Ba, o baque no varejo (fora farmácias e supermercados) é da ordem de R$ 108 milhões por dia.
Com a palavra, Carlos Andrade, o presidente da Fecomércio-Ba.
— A situação é inédita, de muitas incertezas. Neste momento, o melhor é reduzir ao máximo os custos fixos.
Trava parcial, o mal menor
Grande parte dos deputados baianos queriam que a Assembleia daqui fizesse como a de Goiás, que parou tudo por 15 dias e ponto. Não foi assim porque com habilidade o presidente Nelson Leal (PP) conduziu o processo de forma a produzir o fechamento parcial.
Um colega o elogiou:
— É preparado esse Nelson. Se fechasse tudo corríamos o risco de deixar o povo perceber que isso aqui não serve para nada.
Os presentes gargalharam.
Oposição tranca tudo
Em decisão conjunta, os 17 deputados da oposição decidiram fechar ontem todos os seus gabinetes. Só fica aberto o do líder, Sandro Régis (DEM), para atender as emergências (políticas).
O deputado Alan Sanches (DEM), que é médico, disse que a atitude é sensata:
— Estamos vendo coisas que nunca vimos, Salvador está à beira de entrar em colapso, e estamos apenas no começo da crise. Acho que Rui Costa demorou demais de reagir.
Alban diz que correr aos supermercados é um erro
Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), que criou um Comitê de Crise para encarar o corona diz que a corrida aos supermercados promovida por algumas pessoas por conta das incertezas do momento é uma atitude desnecessária e maléfica:
— Isso estimula as aglomerações, tudo o que não se quer. A Fieb está com nossa produção industrial, num trabalho conjunto com outras federações, e podemos garantir que nesse momento não há risco de desabastecimento, nem de alimentos e nem de produtos de limpeza.
Diz Alban que a fabricação de produtos alimentícios baianos desempenha papel de destaque na matriz industrial baiana. É o terceiro, com 11,2% do conjunto e 21,8% do pessoal ocupado.
REGISTROS
Ainda Brumado
A assessoria do governo diz que anteontem em Brumado, onde foi autorizar o início da Policlínica, evitou contato com populares e mudou o local da solenidade para um espaço aberto. Apesar disso, só o que juntou de político já deu um bom aglomerado.
Sino calado
Fausto Franco, secretário de Turismo do Estado, suspendeu a solenidade de reativação do sino da Câmara de Salvador, que aconteceria hoje. O sino em apreço foi instalado na abóboda principal da entrada em 1625 e está calado há mais de 100 anos.
Sinos que tocam
Aliás, Fausto Franco, em parceria com a iniciativa privada, pilota o projeto de recuperação de velhos sinos. Já voltaram à ativa os de seis igrejas de Salvador, Vitória, Graça, Santo Antônio da Barra, do Passo, da Ajuda e de São Domingos de Gusmão. A resposta é boa. O povo gosta.
Procon em campo
O Procon até promete correr atrás de farmácias e lojas que estão aproveitando a crise para aumentar o álcool gel e máscaras. Os problema é encontrar quem tenha os produtos.