"Saia da sua bolha, presidente Bolsonaro", disse Rui | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE
– Não adianta Rui Costa ficar com essa palhaçada.
A frase é de Bolsonaro, sobre o governador baiano Rui Costa, criticando sabe o quê? As medidas de isolamento decretadas por Rui.
Surpreende de saída, pela forma, um presidente da República dar um explícito tom de menosprezo com o palhaçada. E também pelo conteúdo, a tentativa de ridicularizar os que determinam o isolamento contra o corona.
Rui rebateu no mesmo tom, de saída, no Twitter:
– Não considero que salvar vidas seja palhaçada.
Outros casos — Faça-se uma ressalva. Bolsonaro tem sido hostil com outros governadores, que, como Rui cá, adotam o isolamento. Ele pediu que flexibilizasse, 25 dos 27 governantes disseram não. Um deles é João Doria (PSDB), governador de São Paulo, que o apoiou no segundo turno e com quem há muito se atrita. Esta semana teve outra.
Fala Bolsonaro:
– Eu desde o começo me preocupei com vida e com emprego. Desemprego também mata. Então, essa conta [das mortes por Covid-19] tem que ser perguntada para os governadores.
Doria rebate:
– Saia da sua bolha, presidente Bolsonaro. Saia dessa sua fábula. Saia do seu mundinho de ódio. Não frequente apenas seu ‘gabinete de ódio’, percorra hospitais, seja solidário.
As trocas de farpas envolvem também Wilson Witzel, governador do Rio, que o apoiou. Então, Rui não está só.
O velório que deu confusão
O velório de um idoso de 72 anos que morreu com suspeita de Covid causou rebuliço em Itapetinga. Manda o protocolo que velórios de vítimas de Covid devem ter até 10 pessoas em distância de dois metros, com o caixão lacrado. Com ele foi tudo normal, até o caixão aberto. A família diz que não foi orientada. O prefeito Rodrigo Hage (MDB) nega.
– O velório foi feito por uma empresa e o cemitério também é particular. Os dois foram orientados.
Portugal, a compensação
Waldemar Oliveira, o Vavá, ex-vereador em Salvador, diz não concordar que o PSB, do qual é vice em Salvador, perdeu feio no entra e sai do fim da janela partidária, quando cinco potenciais candidatos a vereador debandaram.
– Perdemos cinco, mas ganhamos 10, entre eles o professor Jorge Portugal, que vai disputar a vereança.
Jorge Portugal é o professor que tem o bordão Português é com Portugal e foi secretário de Cultura do estado.
Uma cratera no caminho
A BR-324 começou o dia ontem mais com pinta de véspera de feriadão do que de isolamento, mas quem chegou pela manhã deu com os burros n’água. A alternativa, pela BA-425, via Candeias, a única ressalte-se, durou quatro horas para um trajeto que no normal deveria ser de cinco minutos.
O problema começou na noite de anteontem e só deve ser resolvido para lá de domingo. Como o ferry não funciona no feriado, Salvador está quase ilhada.
Coronel diz que só quer Moro na CPI presencial
A CPI das Fakes News, presidida pelo senador baiano Ângelo Coronel (PSD), também parou na pandemia, mas ontem celebrou uma vitória contra outro inimigo, o deputado Eduardo Bolsonaro, que tentou barrar a CPI no STF e perdeu, ação negada pelo ministro Gilmar Mendes.
Há uma discussão para a volta via remota, mas no caso do ex-ministro Sérgio Moro, isso só vai servir para votar e aprovar a convocação.
– Existem 162 requerimentos na CPI, seis deles de convocação, sendo um de Sérgio Moro e outro do ex-diretor da PF Maurício Valeixo. O depoimento de Moro é de grande valia, ele saiu atirando no governo. Agora, tomar pela via remota é arriscado. Os senadores podem não entrevistar como gostariam.