Crises como a do corona escancaram isso, desnudam as almas | Foto: Divulgação
Georgina Miralva, da Pituba, instiga: o escândalo que envolve de secretários da pequena Abaíra a uma longa lista de 134 mil servidores públicos federais, estaduais e municipais inscritos no auxílio emergencial, dá para entender?
Georgina, prezada, dizem que crises como essa da pandemia suscitam um bom gancho para reflexão. Claro que o vírus da corrupção não chegou lá em Abaíra com o corona. Já estava, como de há muito mostra a cara nos quatro cantos do mundo e em todas as circunstâncias, até nas dolorosas.
Da alma — Crises como a do corona escancaram isso, desnudam as almas. Aí se vê pessoas simples se engrandecendo com atos simples, mas significativos, empresas fazendo o seu marketing humanitário, profissionais de saúde na linha de frente do combate sabendo que correm risco de morte e um monte de ladrões roubando respiradores, remédios e afins.
Dizem que a Covid, lá em Huan, na China, de onde emergiu para o mundo, veio do mundo animal. Mas a corrupção, querida, parece já ter nascido na alma humana e lá está encruada como uma chaga que num momento desses expõe a vastidão dos seus malefícios coletivos.
Funcionário público se passar por necessitado? Convém ressalvar, a política não é a atividade mais descarada e sim a mais escancarada. Parece descarada porque a sociedade tem muito disso. E entenda que nem sempre bom cobrador é bom pagador.
Alba vota as mensalidades
Por conta da morte da mãe do ex-deputado Augusto Castro a sessão que a Assembleia realizaria ontem ficou para hoje, com cinco projetos em pauta, quatro do Executivo e um do deputado Alan Sanches (DEM).
Um é o que oficializa Anísio Teixeira como patrono da educação na Bahia. O de Alan é o que promete mais falatório: reduz as mensalidades escolares em 30% por conta da pandemia.
Alan acha muito justo.
Família de médicos unida
Bracildes Júnior, a mulher Graça Melo, ela vereadora do PTB, e os filhos Tiago e Rodrigo, todos médicos, comoveram Barreiras ontem, onde atuam, ao postarem um vídeo em que admitem: estão infectados pela Covid.
O detalhe é que a família Melo é muito querida e respeitada na cidade. E, com a atitude, ganhou mais créditos: nas redes sociais receberam aplausos pela luta contra a Covid e pela coragem de abrir o jogo.
Parlamentares ante o corona
Quem também testou positivo foi o deputado estadual Jânio Natal (Podemos), prefeiturável em Porto Seguro, notícia que circulou como uma bomba na cidade, onde a prefeita Cláudia Oliveira (PSD) também já foi infectada.
Jânio passa a integrar a lista de parlamentares baianos já infectados: os federais Bispo Marinho (Republicanos) e Félix Mendonça (PDT) e os estaduais Alan Sanches (DEM), José de Arimatéia (Republicanos) e agora Jânio.
Roberto Carlos: ‘O futebol foi asfixiado pela Covid’
O deputado estadual Roberto Carlos (PDT), presidente da Juazeirense em despedida, diz que sempre foi contra a continuidade do Campeonato Baiano pela falência dos pequenos clubes, mas a FBF avisou: se não disputar, fica fora do Baianão três anos e, quando voltar, será na segunda divisão; teve que ficar, mas vai deixar para o sucessor uma herança ruim.
– Cinco dos nossos jogadores testaram positivo, fizemos a contraprova, deu negativo. Estamos nesse cenário, gastando, sem torcida, sem ajuda da FBF e sem patrocinadores. A única receita prevista é de direito de transmissão, R$ 45 mil.
Ele se diz exaurido, por isso vai deixar a presidência do clube. Mas, antes de sair, vai pilotar uma vaquinha virtual para pagar aos jogadores.