Fausto: ‘A pesquisa mostra que o impacto foi grande’ | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia, quis saber o tamanho do estrago que a pandemia causou no turismo baiano, correu atrás e já sabe. O pior: 84,6% das empresas fecharam e admitem que precisam de ajuda para sobreviver.
Fausto botou o Observatório do Turismo da Setur em campo. Entre 19 de junho e 6 julho a Pesquisa da Pandemia de Covid-19 no Turismo ouviu empresários e guias turísticos, estes últimos, 100% parados tal qual o pessoal que trabalha no apoio de eventos.
Desemprego — O total de desempregos provocados pela suspensão de seu funcionamento chegou a 55%.
A pesquisa deixa claro que nos 84,6% de empresas paradas os donos afirmaram necessitar de crédito no momento atual para manter as atividades.
Antes da crise, a maior parte possuía até cinco colaboradores, correspondendo a 58%, e mais que três quartos do total, ou seja, 76%, possuíam até 10 colaboradores.
Para a maioria dos empresários (90%) houve redução do faturamento acima de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte, também representada por 65,6%, não participou de programas de incentivo dos governos municipal, estadual e federal.
Entre os que participaram de programas, 28% adotaram a redução da jornada de trabalho e de salário e 22% afirmaram ter sido beneficiados pelo auxílio emergencial.
Insulina na ponta da pauta
O projeto que cria a Companhia Bahiana de Insulina, uma estatal que o governo está fazendo com know-how trazido da Ucrânia, só não entrou em votação na sessão de anteontem por uma mera questão de formalidade:
– Foi o último a chegar, não passou pelas comissões, não tinha relatório, nem parecer nem nada.
Segundo Nelson Leal, semana que vem a tramitação fluirá normalmente.
Carneiro e Carneirinho
Nas arrumações que Colbert Martins (MDB), prefeito de Feira, fez no secretariado, surgiu um fato que instigou a política lá: Jairo Carneiro Filho, filho do ex-deputado Jairo Carneiro, que é do PP, assumiu a Secretaria de Cultura.
O tititi vem do fato de que Jairo pai nunca se bicou com o ex-prefeito Zé Ronaldo, que é o tutor político de Colbert. Alguém fez a ponte.
Aliás, lembram lá, Ronaldo está aniversariando hoje. Será presente?
A bobagem da filhota
Adauto Almeida (PP), médico, prefeito de Itororó, região do cacau, recebeu uma boa pancada no embalo da pandemia, mas a angústia aí não veio da Covid e sim de casa: a filha dele, Juliana Pinheiro de Almeida, se cadastrou no auxílio emergencial e recebeu R$ 1.200.
Ao site Fala Meu Ilustre o prefeito disse:
– A filha fez bobagem. Mas a devolução já está sendo providenciada.
Devolução? O estrago moral já está feito.
A esperança na volta do velho normal está em 2021
A pesquisa mostra também que a maioria acha que a situação voltará à normalidade dentro de uns seis meses, mas para 47,5%, no entanto, a perspectiva é que a retomada e a normalização só aconteçam no ano de 2021.
– É claro que estamos na dependência dos desdobramentos da crise. Estes números comprovam o quanto o segmento foi impactado pela pandemia e também o quanto estamos atentos. Passada esta fase difícil, vamos trabalhar para promover a retomada com cautela e segurança, para que o turismo na Bahia volte a ser expressivo como sempre foi.
Até agora as tentativas de forjar um ‘novo normal’ são pífias. Em Porto Seguro, por exemplo, os voos voltaram, mas pinga um ou outro.