Zé Renato: ‘Agora sim, o terremoto passou a preocupar’ | Foto: Ascom São Miguel das Matas | Divulgação
São Miguel das Matas, no Vale do Jiquiriçá, que divide com a vizinha Mutuípe o epicentro dos abalos que, no pico, domingo, chegaram a 4.2, antes não ligava para sustos com tremores de terra, agora, segundo o prefeito Zé Renato (PDT), a conversa é outra:
– Tivemos seis casas destruídas e mais de 60 com rachaduras. A emergência abarrotou de gente para atendimento psicológico. Não há como não se preocupar.
Segundo Zé Renato, de sexta-feira da semana passada para cá foram mais de 15 abalos, muitos de madrugada, não só de tirar o sono, mas de botar gente na rua. Na região, os sismógrafos registram mais de 20 abalos que variaram de 1.6 a 4.6 em Amargosa, Mutuípe, Elísio Medrado e Santo Antônio de Jesus.
Dupla emergência — E São Miguel, que já estava na emergência por conta da pandemia, agora vive esse problema. O prefeito diz que hoje está pagando aluguéis sociais, mas vai ter que bancar também a reconstrução das casas perdidas ou rachadas.
D. Dalva Malaquias, 42 anos, moradora, diz que no folclore as pessoas espalham piadas dizendo que um ou outro correu nu, mas o fato é que o bicho pegou:
– Muitos fugiram de casa e choraram de medo mesmo.
O fato que tremores de terra na Bahia causavam medo em São Félix e Cachoeira. Hoje, em outros também. Com justos motivos. Segundo Zé Renato, definitivamente o Vale do Jiquiriçá tem um novo normal.
Efeito Covid no presídio
A rebelião que ocorreu no início da semana no presídio de Valença, segundo guardas que lá trabalham, ocorreu pelo efeito abstinência da pandemia.
Explicando: como os presos estão desde março sem visita, familiares deles estavam jogando drogas pelo muro, quando a guarda viu e interveio, o que gerou a revolta.
Para além disso, também na pandemia as visitas íntimas estão proibidas, o que complica mais.
Alba sem comunicado
Até o final da tarde de ontem o protocolo da Assembleia não havia recebido qualquer comunicado oficial a respeito da decisão do ministro Luís Barroso, presidente do TSE, que mandou executar a setença de julho cassando o mandato do deputado Tom (PSL).
Mas é só o comunicado chegar, o mandato termina. Dizem na Assembleia que é a primeira vez que um deputado sobra por motivo tão bobo, a perda do prazo de filiação partidária.
Novo jogo em Santo Antônio
Humberto Leite (DEM), ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, a última vez até 2016, quando perdeu para o atual, Rogério Andrade (PSD), sempre disse que enquanto vida tivesse e eleição houvesse, seria candidato, está a caminho de escrever outra história em 2020.
Ele deve anunciar neste fim de semana o apoio ao empresário Genival Deolino (PSDB). Diz o pessoal da imprensa de Santo Antônio que o jogo, antes com Rogério de favorito, trincou.
Segundo o Paraná, tudo como antes em Salvador
A pesquisa do Instituto Paraná sobre a peleja 2020 em Salvador ontem divulgada mostra que na real muito pouco mudou em relação ao período pré-carnavalesco: Bruno Reis (leia-se ACM Neto) na dianteira e a oposição a ele, os aliados de Rui Costa, pulverizados.
O cenário que a pesquisa dá é o seguinte:
1 – Bruno, na frente (34,9%), larga favorito.
2 – Tudo indica que a disputa será decidida em dois turnos, o que não aconteceu em 2016.
3 – O PT aposta na propaganda oficial no rádio e na tevê para turbinar a candidatura da Major Denice (PT), ainda atrás com 4,5%.
As movimentações dos candidatos até agora não produziram mudanças. Ou seja, as redes influenciam, mas menos do que dizem.