Carlos Lupi, o presidente do PDT, só pensa em Ciro 2022 | Foto: Divulgação | Ascom Câmara de Campinas
Disse ACM Neto sobre o casamento do DEM com o PDT na disputa em Salvador:
– Não estamos tratando das eleições estaduais nem ainda de futuro. Só posso dizer que vou namorar o PDT demais. Se depender de mim, vou ficar namorando o PDT pelos próximos dois anos.
E Carlos Lupi, o presidente nacional do PDT, carimbou quase no mesmo tom:
– Queremos que o namoro se estenda para o futuro.
Neto está dizendo que o namoro de agora pode virar casamento no futuro. E Lupi vai direto ao assunto: ‘Não me importa o que o PT pensa. Estamos pensando é em 2022 mesmo’.
Ou seja, na candidatura de Ciro Gomes a presidente.
Namoro velho — O namoro do PDT com Neto é velho, ressalte-se. Em 2015, como agora, o partido optou por apoiar a reeleição de ACM Neto, e Rui Costa não aceitou, demitiu a então secretária de Agricultura Fernanda Mendonça.
Depois veio a recomposição e agora o novo capítulo. Rui de início disse que respeitava, deu algumas indiretas e, até agora, nada mais falou. O PDT tem hoje a Secretaria da Agricultura, com Lucas Costa, e a Junta Comercial da Bahia, com Andrea Mendonça, irmã do deputado federal Félix Mendonça, presidente estadual do partido.
Seja como for, 2022 está distante, mas os sinais já se avizinham. O próprio Rui Costa prega uma união ampla, geral e irrestrita contra Bolsonaro mesmo que o candidato não seja do PT. ‘Quem sabe todos não estarão no mesmo barco?’.
Quem é quem em Juazeiro
Curiosa a carta que o PDT de Juazeiro, cuja figura maior é o deputado estadual Roberto Carlos, mandou para o prefeito Paulo Bonfim (PT) entregando duas secretarias e 24 outros cargos por não concordar em ter sido rifado na escolha do vice, que é do partido (o indicado agora é Charles Leão, do PP):
‘Obrigado pelo tempo que convivemos juntos. (...) Nas urnas veremos quem é quem’.
O PDT lá ainda não decidiu a quem apoiar.
Enfim, a volta para a Itália
Lembra de Luciana Santos Silva, a baiana que mora em Gênova, na Itália, veio a Salvador passar o Carnaval pensando voltar em 17 de março e não voltou porque a pandemia não deixou?
Ela manda dizer que finalmente conseguiu chegar em casa, na noite do último domingo, exatos 160 dias depois do previsto. Mas faz uma ressalva do bem:
‘O importante: sobrevivemos à pandemia, eu, meu marido e o nosso casamento’.
Marcell, rebu em Conquista
O deputado Marcell Moraes (PSDB) apareceu nas redes sociais anunciando apoio em Vitória da Conquista dizendo que estava ‘desistindo’ da candidatura a prefeito para apoiar Romilson Filho (PP).
Desistiu coisa nenhuma, foi obrigado a desistir numa reunião na véspera. Prevaleceu uma articulação do ex-deputado João Gualberto com o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) que deixa o partido no apoio ao prefeito Herzem Gusmão (MDB).
Alagoinhas, onde o duelo tem Rui, Leão, Otto e Neto
No cenário das disputas de 2020 que as convenções configuraram, Alagoinhas, entre os grandes municípios baianos, virou caso único: a julgar pelos partidos, Rui Costa e os seus dois principais aliados, o vice-governador João Leão e o senador Otto Alencar, vão duelar.
O PT de Rui tem Radiovaldo Costa; o PP de Leão, o advogado Marcos Reis; e o PSD de Otto com o prefeito Joaquim Neto, que tenta a reeleição.
Isso quer dizer que a base de Rui está dividida e Paulo Cezar, do DEM de ACM Neto, o líder das pesquisas, fica grato. Lá não tem dois turnos.
Em tempo: em 2016, quando venceu, o prefeito Joaquim Neto era do DEM, depois rompeu com o deputado Paulo Azi, presidente estadual do partido, que agora apoia Paulo Cezar.
REGISTROS
Covid na campanha 1
O juiz eleitoral Anderson Paiva Gabriel, de Paraty, no Rio, tomou uma decisão que gerou pauta nacional: autorizou a prefeitura a fazer anúncios no Face e no Instagram para divulgar a Lei Aldyr Blanc, o auxílio emergencial da cultura.
Covid na campanha 2
A questão é que em períodos eleitorais os anúncios, mesmo institucionais, ficam totalmente proibidos. O magistrado abriu a exceção em nome do combate aos efeitos da Covid, mas no jogo político se diz que é uma vantagem a mais para prefeitos que tentam a reeleição.
Delivery rural
O Sebrae está montando uma plataforma que engloba produtores rurais da Chapada Diamantina e Agronordeste Irecê para fazer um festival com a entrega dos produtos em delivery. As principais demandas, como tomate, cebola e aipim, já estão mapeadas.
Cães e gatos
Defensores dos animais: o Senado aprovou projeto de lei que aumenta de três a um ano de prisão e multa para de dois a cinco anos de prisão e multa para quem maltratar animais como cães e gatos. Dizem que isso reforça a luta do respeito pela vida.