Rui e Neto: unidos na pandemia, duelando nos palanques | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Depois da lavagem que deu em Salvador com Bruno Reis, o melhor dos mundos para ACM seria que fossem eleitos prefeitos Colbert Martins (MDB) em Feira de Santana e Herzem Gusmão (MDB) em Vitória da Conquista. Ele teria aliados governando as três maiores cidades da Bahia.
E é justamente por ter sido goleado em Salvador que Rui Costa quer dar o troco, conquistando Feira de Santana, que o PT, assim como Salvador, nunca governou, e reconquistando Conquista, onde mandou por 24 anos até 2016, quando caiu derrubado por Herzem.
Eis a questão: em Feira Colbert representa a era de Zé Ronaldo. que dá as cartas lá há mais de 20 anos, o que faz Zé Neto (PT) entrar em cena com os ares da renovação. E em Conquista, Herzem, com muito desgaste na administração, é o novo que faz grandes parcelas sentirem saudades do velho.
Fora de cena — Nos dois casos a disputa é em clima de guerra. No primeiro turno Zé Neto (PT) em Feira e Zé Raimundo (PT) em Conquista acabaram em primeiro e ambos estão em vantagem nas pesquisas até agora divulgadas.
Em Conquista, a briga é mais ideológica. Herzem se sustenta em cima do anti-petismo. E só. Na reta de chegada, ele se encolheu. Foi na feira livre, levou vaias e não dá entrevistas (só na rádio ligada a ele), não aparece em público e pediu a proibição da divulgação de pesquisas.
Como a vida muda. Em 2016, liderando todas as pesquisas, Herzem era o primeiro a divulgá-las.
Rosalvo, o que perdeu e chora
Antonio Rosalvo Batista Neto, ou simplesmente Rosalvo (PP), presidente da Câmara de Lauro de Freitas, até hoje lamenta a derrota em 2020, muito mais por conta da nova legislação, que proibiu coligações em eleições proporcionais.
Ele teve 1.994, mas o partido dele, o PP, só elegeu um, Tito Coelho. O detalhe é que dos 21 vereadores eleitos, 16 tiveram menos votos que Rosalvo. Ou seja, ele é vítima dos novos tempos.
Alba volta em 1º de dezembro
Nelson Leal (PP), presidente da Assembleia, está mesmo disposto a retomar as sessões presenciais na Assembleia em 1º de dezembro, mas com uma ressalva: apesar de adotar todos os protocolos contra a Covid, os deputados mais idosos, que estão em grupos de risco, terão o direito a participar online.
Dos 63 deputado, espera-se uma presença entre 36 e 40. A Alba tem que votar no mês o orçamento do Estado para 2021.
O pendurado que se livrou
Edésio Bastos (DEM), prefeito reeleito de Brejolândia, um dos quatro que concorreram sub-júdice, foi absolvido pelo TRE.
O caso dele: a Câmara rejeitou contas que o TCM recomendou a aprovação.
Ainda estão na espera Agnelo Santos (PSD), de Santa Cruz Cabrália, Moacyr Leite (DEM), de Uruçuca, e Padre Agnaldo (PDT), de Firmino Alves. Se alguém for cassado resta saber se haverá nova eleição ou ganha o segundo.
Coordenação política do governo fica com Wagner
De segunda em diante o senador Jaques Wagner terá duas missões políticas a cumprir.
1 — Juntar os cacos das insatisfações geradas nas disputas deste ano, especialmente pelas posturas de Rui Costa em algumas cidades entre aliados de Otto Alencar e João Leão.
2 — Apaziguar as tensões entre deputados da base aliada por conta da disputa pela presidência da Assembleia, também entre os grupos dos dois aliados principais.
Em 2018 houve um acordo pelo qual o PP de Leão, com Nelson Leal à frente, ficaria dois anos e depois seria Adolfo Menezes, do PSD de Otto.
O pessoal de Leão diz que Angelo Coronel, hoje senador, deixou um rombo na Alba de R$ 30 milhões. E este ano veio a pandemia.
REGISTROS
Comandante Rangel 1
Comandante Rangel (PL), bolsonarista de quatro costados que em 2018 disputou o Senado na Bahia pelo PSL, foi candidato a prefeito de Luís Eduardo Magalhães e se deu mal. Nas urnas, o resultado foi pífio, teve minguados 567 votos contra 29.982 de Júnior Marabá (DEM) e 20.016 do prefeito Oziel Oliveira (PSD). Agora, se diz vítima de crime eleitoral.
Comandante Rangel 2
Rangel acusa o prefeito eleito, Júnior Marabá, de ter ‘comprado’ o vice dele, Aldo Dourado (PL), por R$ 200 mil. ‘Tudo o que eu falei eu provo’. A PF apura o caso.
Mary Godoy
Repercute a morte do professor Mary Godoy, 95 anos, catedrático em direito, figura respeitadíssima nos meios acadêmicos, sepultado ontem em Araçás, São Paulo, onde morou. Ele foi o autor do projeto jurídico de Praia do Forte, junto com Klaus Peters, de quem era amigo.
Moreno lá
Paulo Moreno, procurador geral da Bahia, participa hoje (11h15) a convite da Escola Superior do Ministério Público da União, do Congresso comemorativo dos 20 anos da ESMPU. Vai falar sobre direitos fundamentais em processo.