Herzem, o prefeito reeleito de Vitória da Conquista | Foto: Rafael Martins | Ag: A TARDE | 8.10.2019
Se houve milagre na vitória que deu a reeleição a Herzem Gusmão (MDB) em Vitória da Conquista, resta saber de onde veio, se de Deus ou do diabo. E segundo o pastor David Silva, da Igreja Evangélica Missionária da Fé, Deus estava com Herzem e o diabo com o deputado Zé Raimundo, o candidato do PT.
Isso aí é uma pequena amostra do vale tudo, sem eira nem beira, que virou a disputa no segundo turno lá. Quinta passada, o pastor David postou vídeo conclamando os fiéis a orar e jejuar ‘para que a luz venha brilhar sobre as trevas’. Fala que acabou saindo de uma reunião de pastores com o prefeito.
Terceiro turno — E a partir daí solta o verbo. Diz que teve ‘informações seguras’ de que na segunda-feira logo após o primeiro turno o senador Wagner e o governador Rui Costa estiveram lá num sítio próximo à estrada de Barra do Choça e fizeram um grande sacrifício de animais e chegaram a contratar costureiras ‘para fazer as roupas do pessoal do candomblé’. E fecha:
— Portanto, irmãos, nas eleições de domingo é a guerra da luz contra as trevas.
Em Conquista, o PT governou por 24 anos e foi destronado em 2016 por Herzem, que de lá para cá colecionou tantos problemas que evita até a aparecer em público, mas venceu nas urnas.
O PT entrou na justiça com uma série de denúncias de aberto uso da máquina. O pessoal de Herzem diz que os petistas não sabem perder. O certo é que lá teremos terceiro turno, nos tribunais. Será que Satanás entra aí também?
As vitórias na pandemia
Jornalistas de Feira de Santana e Vitória da Conquista dizem estar de olho nos boletins da Covid dos próximos 15 dias. Segundo eles, as vitórias de Colbert Martins (MDB) e Herzem Gusmão (MDB) foram comemoradas no mais tradicional estilo de muita euforia, com praças cheias sem máscaras e nada que parecesse cuidados na pandemia.
Eles dizem que, se a Covid está mesmo aí como dizem as autoridades, as duas festas turbinaram o vírus.
Neymar fora da Mil Sorrisos
A festa de virada de ano Mil Sorrisos, realizada na Ponta do Mutá, Península de Maraú, em 2020 não vai acontecer por conta da Covid.
Também o jogador Neymar, que nos últimos três anos foi presença assídua, hospedando-se na casa do publicitário Duda Mendonça, já avisou: este ano não vem por causa da Covid.
Aliás, sem festa na Península e os hotéis com restrições, a procura por casas para alugar disparou.
A Alba de olho no TSE
Deputados estaduais baianos dizem que os holofotes deles estão voltados para o julgamento do TSE sexta sobre a possibilidade do presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reelegerem ou não.
É que a decisão lá vai bater cá na Assembleia baiana, onde a reeleição era permitida e agora é proibida. Se o TSE disser que sim, muda o jogo. Mas a grande maioria acha que vai dar o não.
Número de prefeitas caiu na Bahia de 56 para 52
O número de mulheres que se que elegeram este ano é de 54 entre os 417 prefeitos baianos, menor que o de 2016, quando 56 chegaram lá, e menor ainda que 2012, quando houve o recorde histórico, com 62 eleitas.
Mas o cenário apresenta uma evolução. Em 2008, por exemplo, o número de eleitas foi de 47, o que já era tido como de bom tamanho, se levado em conta que nos anos 80 as baianas que estavam no comando do governo eram sete e depois pularam para 11.
Das 54 eleitas este ano, 11 foram reeleitas e 43 são de primeiro mandato.
O número de vereadoras eleitas em 2020 também caiu se comparado a 2016: de 569 para 552, ou seja, menos 17.
REGISTROS
Pé na estrada
Cacifado com a vitória de Colbert Martins (MDB) em Feira de Santana no domingo, Zé Ronaldo (DEM), que em 2018 renunciou ao mandato de prefeito para disputar o governo, disse ontem a Dilton Coutinho, do programa Acorda Cidade, que em 2022 será candidato ‘na chapa majoritária’. Ao lado de ACM Neto, claro.
Habemos terremotos
Dizem os sismólogos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora os tremores de terra no Nordeste, que os tremores registrados no Vale do Jiquiriçá em setembro e outubro e o desta semana em Curaçá sepultam o mito de que o Brasil não tem terremoto. Tem. A questão é de magnitude.
Visita de cortesia
O vice-almirante Humberto Silva Caldas Júnior assume hoje pela manhã o comando do II Distrito Naval em substituição ao também vice-almirante André Luiz Silva Lima. Ontem, o novo comandante visitou o presidente da Assembleia, Nelson Leal (PP).
Euvaldo e a Covid
Euvaldo Rosa, médico e ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, está com Covid. Mas está em casa, bem.