Ademar é dirigente do Grupo Lemos Passos | Foto: Divulgação
Tudo começou no boxe 140 do Mercado do Ouro, em Salvador, quando meu pai, Adhemar Pinheiro Lemos, iniciou um comércio para venda de fumo em corda. O próximo passo foi a introdução de gêneros alimentícios, passando a negociar com “secos & molhados”, nesse mesmo local. A partir daí, ele foi ampliando a empresa de atacado, negociando, além de produtos alimentícios, também materiais de limpeza, obtendo um crescimento significativo.
Quando o governo do estado decidiu pela terceirização do fornecimento de alimentação para internos e funcionários da Penitenciária Lemos de Brito, aqui em Salvador, a empresa assumiu essa prestação de serviços.
Na sequência, assumiu também o fornecimento de alimentação para outras unidades prisionais nessa cidade e em outras do estado da Bahia. Posteriormente, iniciando o processo de diversificação, constituiu empresas do ramo alimentício, sejam comerciais, industriais e de representação.
Desde a minha infância, costumava acompanhar meu pai ao escritório e via todas as negociações e o crescimento da empresa. Em 1979 ingressei no curso de administração de empresas e passei a dar expediente no escritório, tentando aproveitar todo o ensinamento que meu pai pudesse me passar sobre os negócios.
Em 1980, paralelamente ao meu trabalho na empresa, eu e mais dez amigos do Colégio Maristas fundamos o Bloco Eva, que veio a se tornar uma referência no Carnaval de Salvador. Em novembro de 1987, aos 27 anos, fui convidado a assumir a presidência do Esporte Clube Vitória, cargo que ocupei até novembro de 1990. Em 2005, fui nomeado cônsul da Coreia do Sul em Salvador, cargo que ocupo até o presente momento.
Em 1992, com o falecimento de meu pai, aos 63 anos, assumi, junto com meus irmãos, o comando das empresas, dando continuidade ao crescimento das mesmas. A Lemos Passos Restaurantes, nesse tempo, já atendia a clientes do setor público e também do setor privado, em várias cidades do interior da Bahia, quando resolvemos partir para crescer em outros estados. Atuamos primeiramente em Pernambuco, depois São Paulo e, hoje, já atuamos em nove estados brasileiros, além da constituição de uma empresa, nesse mesmo segmento, em Portugal, no ano passado.
Atualmente, a Lemos Passos, aos 58 anos da sua fundação, alcançou a quarta posição entre as maiores empresas de alimentação corporativa do Brasil, fornecendo aproximadamente sete milhões de refeições ao mês, nos nove estados em que atua, emprega, aproximadamente, 2.500 empregados e vem conseguindo atravessar essa pandemia sem precisar demitir nenhum funcionário, tudo a partir da semente plantada por meu pai com o apoio de nossa mãe, Celita, que sempre esteve ao lado dos filhos, que controlam a empresa da família.
*Ademar Lemos Jr. é diretor-geral do Grupo Lemos Passos