"O grande truque" (The Prestige), um filme sobre magos rivais na Londres do final do século XX, dominou as bilheterias dos Estados Unidos e Canadá neste fim de semana, segundo as primeiras cifras divulgadas neste domingo.
Protagonizado por Hugh Jackman e Christian Bale, vivendo os ilusionistas em questão, Scarlett Johansson e o Michael Caine, o filme arrecadou 14,8 milhões em sua estréia, segundo a empresa especializada Exhibitor Relations.
"Os infiltrados" (The Departed), de Martin Scorsese, protagonizado por Leonardo DiCaprio como um policial e Matt Damon como um espião infiltrado na polícia, permaneceu em segundo lugar com 13,7 milhões de dólares.
"A conquista da honra" (Flags of Our Fathers), dirigido por Clint Eastwood e que narra a história de seis soldados imortalizados por uma fotografia em que hasteiam a bandeira americana sobre Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial, ficou em terceiro lugar em sua estréia, com 10,2 milhões de dólares.
O desenho "O bicho vai pegar" permaneceu em quarto lugar, com 8 milhões de dólares.
"Flicka", sobre uma menina e seu cavalo, ficou em quinto lugar, empatada com o filme de terror "O grito 2", com cerca de 7,7 milhões de dólares.
A comédia "Man of the Year", com Robin Williams, ocupou o sétimo lugar, com 7 milhões de dólares.
O filme de época "Marie Antoinette", de Sofia Coppola, estreou em oitavo lugar, com 5,3 milhões de dólares.
O nono lugar foi ocupado pelo "O massacre da serra elétrica: o início" (Texas Chainsaw Massacre: The Beginning), com 3,9 milhões, seguido do filme de ação "The Marine" com 3,7 milhões.
"The Guardian", em décimo primeiro lugar, arrecadou 3,6 milhões, seguido de "O estranho mundo de Jack 3-D", reedição do desenho animado de Tim Burton sucesso de 1993 agora em três dimensões, conseguiu 3,6 milhões.
Os doze principais filmes deste fim de semana somaram 88,9 milhões de dólares, superando a arrecadação de 70,2 milhões no respectivo fim de semana do ano passado.