O presidente palestino, Mahmud Abbas, líder do partido Fatah, pediu a intervenção imediata da Organização das Nações Unidas (ONU) para conter o que chamou de "massacres e agressões" de Israel na Faixa de Gaza. Em comunicado, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pediu moderação máxima aos israelenses e o fim dos ataques palestinos com foguetes contra Israel.
Cinco palestinos, entre eles um civil, morreram hoje na Faixa de Gaza, no quarto dia da mais ampla ofensiva militar israelense na região desde que grupos extremistas palestinos seqüestraram o soldado Guilad Shalit, em 25 de junho. As mortes ocorreram um dia depois do cerco à mesquita de Beit Hanun, quando tropas de Israel abriram fogo contra um grupo de palestinas que estavam servindo de escudo humano para militantes, matando duas e ferindo outras dez.
No incidente mais grave deste sábado em Gaza, um helicóptero israelense lançou um míssil contra a minivan onde viajava Louay Al-Borno, um líder do grupo radical Hamas, facção que lidera o governo da Autoridade Palestina. Ele morreu na hora, e seus dois guarda-costas, que também estavam no carro, ficaram gravemente feridos. Al-Borno era responsável pela fabricação de foguetes caseiros. Abu Obeida, porta-voz do grupo, confirmou sua identidade e a dos guarda-costas.
Outro ativista do Hamas morreu num confronto com tropas israelenses em Beit Hanun. De acordo com o porta-voz Abu Obeida, ele morreu em meio a um tiroteio depois que um grupo de atiradores palestinos atacou uma casa ocupada por soldados. Eles lançaram foguetes contra o prédio e ativaram explosivos no local. Um israelense ficou gravemente ferido no incidente. Pouco tempo depois, mais militantes do Hamas morreram baleados por atiradores israelenses no centro de Beit Hanun.
Mais de 40 palestinos morreram e pelo menos 200 ficaram feridos desde quarta-feira em Gaza, quando começou a operação "Nuvens de Outono", que os militares alegam ter como objetivo conter o lançamentos de foguetes caseiros do tipo Qassam contra cidades do sul de Israel. Um soldado israelense também morreu na ofensiva.