As autoridades filipinas anunciaram nesta sexta-feira o reforço da vigilância no aeroporto de Manila, um dia depois da descoberta de um grande plano de ataque terrorista na Grã-Bretanha, que lembra uma tentativa similar de atentados orquestrados no arquipélago em 1995.
"Considerando a nova ameaça de ataques terroristas e, em particular, nos terminais de aeroportos, o conjunto do aeroporto internacional Ninoy Aquino é alvo de uma vigilância reforçada desde (quinta-feira) 10 de agosto, às 19h (8h de Brasília)", informou o responsável pela segurança da plataforma, Angel Atotubo.
O complô desmantelado na quinta-feira na Grã-Bretanha que pretendia explodir aviões de carreira em pleno vôo, rumo aos EUA, trouxe à tona a lembrança de um plano parecido, em 1995, nas Filipinas.
Neste plano, batizado de "Bojinka" e descoberto pela polícia, os terroristas pretendiam viajar de avião levando líquidos explosivos disfarçados como soluções para limpar lentes de contato.
Pelo menos uma dúzia de aviões americanos que cobriam a rota Ásia-EUA eram visados no projeto, que também incluía um atentado contra a sede da CIA em Langley (Virgínia, leste).