A companhia aérea britânica British Airways retomou seus vôos domésticos no aeroporto de Heathrow, em Londres, que vinham sendo cancelados desde quarta-feira. O primeiro avião a decolar deixou o aeroporto no começo desta tarde rumo à cidade de Newcastle, no norte da Inglaterra. A British Airways espera conseguir operar 95% dos seus serviços em Heathrow - inclusive 87% dos vôos de curta duração - ainda hoje, e retomar sua capacidade plena amanhã - inclusive nas rotas para Paris e Bruxelas.
Mais de mil vôos foram cancelados nos últimos dias por causa de uma densa neblina, que também afetou o funcionamento de outros aeroportos do país. "Hoje é um dia movimentado. É o nosso terceiro dia mais movimentado do ano. Mas os terminais estão funcionando normalmente no momento. Os passageiros estão passando pela segurança nos terminais da forma como esperávamos", afirmou o diretor-executivo do aeroporto, Mark Bullock. No segundo maior aeroporto do país, Gatwick, também em Londres, a maioria dos vôos já parte no horário.
Os aeroportos de Coventry, Cardiff e Southampton, usados para vôos domésticos, também foram afetados pela neblina. A baixa visibilidade levou os controladores de vôo britânicos a impor restrições a pousos e decolagens em Heathrow, onde 300 passageiros dormiram à noite. Funcionários ofereceram cobertores, colchonetes, alimentos e bebidas quentes.
"Basicamente, estou aqui desde a noite de quarta-feira e fui recolocado em vôos três vezes e todos os meus vôos foram cancelados até agora. Então, agora é sexta-feira e não sei até quando vou ficar aqui", disse um passageiro em Heathrow ontem. Controladores de vôo afirmaram que houve uma pequena melhora na visibilidade, mas não o bastante para que todas as operações voltassem ao normal.