A empresa de informática Apple começará 2007 lançando no mercado da telefonia celular o iPhone, um telefone inteligente com conexão à internet, acesso aos e-mails, música e video games, informaram nesta quarta-feira vários sites especializados.
A célebre maçã multicolorida está preparando dois modelos, que podem ser apresentados em janeiro de 2007, segundo o site da revista Forbes, citando um analista financeiro do Prudential Equity Group.
Outras páginas na internet evocam que a Apple estará associada à operadora de telefonia americana Cingular e que o aparelho contará com uma conexão wi-fi sem fio ao computador.
Até o momento, a empresa não confirmou as informações.
No verão (boreal) passado, o diretor financeiro Peter Oppenheimer havia declarado que a Apple "não ficará sem fazer nada" no campo da telefonia celular.
O mercado de telefones celulares que combinam em um único aparelho telefonia, agenda, música, filmes, video games, internet e correio eletrônico está em pleno desenvolvimento.
Segundo a empresa ABI Research, este setor deve dobrar este ano com 123 milhões de unidades e alcançar 15% do mercado mundial de telefones celulares, e mais à frente, 25%. Por sua vez, o instituto IDC prevê 100 milhões de aparelhos para este ano.
Vários grupos disputarão o bolo, dominado pela finlandesa Nokia, com 47% do mercado, segundo o instituto Canalys, seguida da americana Motorola (8,9%) e da Research in Motion, fabricante do Blackberry (6,2%), da japonesa Sharp (6,1%) e da americana Palm (6%).