Cinco barcos da guarda revolucionária iraniana ameaçaram três navios de guerra da marinha norte-americana, no sábado, no estreito de Hormuz, de acordo com a rede de televisão CNN. Após a divulgação desta notícia, os contratos futuros de petróleo passaram a subir. Na Nymex eletrônica, o barril para fevereiro atingiu a máxima de US$ 98,40. Às 12h12 o contrato voltou a cair e recuava 0,08%, para US$ 97,84.
Com base em relatos de oficiais da marinha dos EUA, a CNN informou que barcos iranianos fizeram movimentos ameaçadores e se dirigiram às embarcações norte-americanas. Os barcos iranianos também fizeram transmissões de rádio em tom ameaçador. Segundo um dos oficiais norte-americanos, as ameaças incluíram a mensagem "estou indo até você. Você explodirá em alguns minutos".
Segundo a CNN, o navios de guerra dos EUA ficaram em posição de tiro, mas as embarcações iranianas viraram repentinamente e foram embora, depois de ficarem a quase 200 jardas de distância dos navios norte-americanos - estas últimas estavam em águas internacionais naquele momento.
O estreito de Hormuz, uma pequena passagem entre o Irã e os Emirados Árabes Unidos, é uma rota-chave no transporte internacional de petróleo. As informações são da Dow Jones.