Brasileiros que moram na Suíça pretendem realizar uma passeata neste final de semana em protesto contra as agressões sofridas pela advogada Paula Oliveira, 26, espancada violentamente por três homens na noite de segunda-feira,9.
Através de três comunidades no Orkut, brasileiros radicados na Suíça tentam organizar a passeata para este sábado, 14. O protesto deverá sair do Palácio da Justiça, em Zurique, e percorrer algumas das principais ruas da cidade. Na comunidade "Brasileiros na Suíça" o horário da passeata não havia sido confirmado até às 20h30 desta quinta-feira, 12.
Nos relatos das comunidades, integrantes contam outros casos de agressões por supostos skinheads (grupo neo-nazista). Na declaração feita nesta quinta, Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, disse que "não podemos fazer nenhum prejulgamento mesmo porque a investigação tem de ocorrer, mas há uma aparência evidente de xenofobia. A moça não foi assaltada, aparentemente não houve estupro. Não que essas outras coisas diminuíssem o caso, apenas denotam outra motivação. Se ficar provado que tem relação com xenofobia é mais grave ainda".
O Minsitro disse ter ligado pessoalmente para o cônsul-geral do Brasil na Suíça, Vitória Cleaver, pedindo rigor na apuração do caso.