O presidente norte-americano, George W. Bush, irá à cúpula do G8 na Alemanha em junho, fará sua primeira visita ao papa, e visitará países do Leste Europeu onde os Estados Unidos querem implantar um escudo antimíssil.
A viagem, de uma semana, será centrada na cúpula do G8 dos dias 6 a 8 de junho em Heiligendamm, onde Bush vai se encontrar com líderes da Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Grã-Bretanha e Rússia, para discutir cooperação econômica, segurança e questões políticas, disse a Casa Branca.
O presidente norte-americano também se encontrará com líderes na Polônia e República Tcheca, onde os Estados Unidos tentam implantar um escudo antimíssil. A idéia tem forte oposição da Rússia.
Washington quer colocar 10 interceptadores de mísseis na Polônia e um radar na República Tcheca para se defender contra uma ameaça vinda do Irã ou Coréia do Norte.
Ele também visitará o Vaticano dia 9 de junho, em seu primeiro encontro com o papa Bento 16. Irá ainda a Roma, onde se reunirá com o presidente italiano, Giorgio Napolitano e com o primeiro-ministro, Romano Prodi.
Bush seguirá então para Tirana, na Albânia, dia 10 de junho, e completará sua viagem em Sofia, capital da Bulgária, dia 11 de junho.