O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, apresentou suas desculpas ao primeiro-ministro britânico, Tony Blair, nesta sexta-feira, pelo desrespeito aos procedimentos durante a escala feita em um aeroporto escocês por aviões americanos carregando bombas rumo a Israel, declarou o porta-voz do premier.
"O presidente Bush se desculpou pelo fato de que os procedimentos não foram respeitados, mas isso é tudo", disse o assessor aos jornalistas a bordo do avião que levava Blair de Washington para San Francisco.
Na quinta-feira, o Pentágono informou que os procedimentos foram respeitados na escala e que o Exército americano "se sujeita aos acordos bilaterais existentes e às práticas em vigor na Aviação".
Os dois aviões de carga, que aterrissaram no último fim de semana no aeroporto de Glasgow Prestwick, foram registrados como "vôos civis", e as autoridades americanas não advertiram seus colegas britânicos sobre seu conteúdo perigoso, que incluía, de acordo com o jornal "The Times", bombas GBU-28 concebidas para destruir bunkers e alvos enterrados.
Ainda segundo o porta-voz de Blair, Bush disse: "perdão, houve um problema".
A ministra britânica das Relações Exteriores, Margaret Beckett, lamentou publicamente, na quarta-feira, a escala de ambos os aviões, depois que a informação foi revelada pelo jornal "Daily Telegraph".