Há 20 anos, o mundo estava prestes a viver um dos fatos históricos mais emblemáticos do Século 20. No dia 8 de novembro de 1989, Estados Unidos e União Soviética davam as cartas perante um mundo dividido entre Ocidente e Oriente, capitalistas e socialistas. E o epicentro da divisão era Berlim, cortada por um muro que dividiu a cidade em dois mundos distintos. Tudo mudaria no dia seguinte.
Em 9 de novembro de 1989, a Alemanha e o mundo viram o Muro de Berlim vir abaixo. Uma data que ficou marcada como o fim de uma era. Para contar essa história e avaliar as suas consequências duas décadas depois, o Grupo A TARDE preparou um conteúdo especial sobre os 20 Anos da Queda do Muro de Berlim, veiculado em caderno especial no jornal e com material complementar postado em blog em nosso portal.
Produto diferenciado - Resultado do trabalho de 18 profissionais, entre editores,repórteres, fotógrafos, diagramadores e infografistas, o caderno de 16 páginas em formato tablóide foi preparado pela equipe ao longo do último mês. “Aproveitamos a data para criarum produto diferenciado, que promovesse reflexão, principalmente entre os estudantes, sobre mudanças destes últimos 20 anos”, diz o editor-coordenador do caderno, Flávio Oliveira.
Ilustradas com fotografias e com o aporte de informações infográficas, as reportagens traçam um panorama histórico daGuerra Fria e traz uma entrevista exclusiva com o escritor e jornalista americano Michael Meyer, que era correspondente no Leste Europeu. O formato multimídia é outro destaque, com o blog Muro de Berlim, que ao longo dos próximos dias trará uma cobertura completa das comemorações dos 20 anos da queda do muro.
O blog reunirá textos, áudios, vídeos e galerias de fotos, além de abrir espaço para internautas. Consulte parte do conteúdo por meio do celular, no site do Mobi A TARDE.