A China alcançou os Estado Unidos em número de usuários de internet, informou o governo do país asiático. Segundo relatório do governo chinês, havia 221 milhões de habitantes da China com acesso a internet em fevereiro - o número é igual ao de um levantamento de março feito nos EUA. Houve um aumento de 61%, em relação aos 137 milhões de usuários registrados pelo governo no início de 2007. A notícia foi divulgada pela agência oficial Nova China.
A China não se iguala a Estados Unidos, Coréia do Sul e outros mercados em comércio online e outras operações financeiras pela rede. Mas o e-commerce, a troca de vídeos e outros negócios estão crescendo rapidamente e as companhias envolvidas na área já levantaram milhões de dólares de investidores. "Nós veremos esse crescimento continuar", afirmou Duncan Clark, chairman da BDA China Ltd, empresa de tecnologia de Pequim.
O dado reflete a explosão do uso da rede na China, apesar dos esforços do governo para censurar material considerado subversivo ou pornográfico. O país promove o uso da internet para negócios e educação. Porém mantém uma censura ampla na rede. Usuários foram presos por criticar o regime comunista, por exemplo.
A Nova China citou dados do Centro de Informação de Redes de Internet. Uma porta-voz da agência governamental não quis fornecer mais detalhes sobre os números. A abrangência da internet na China ainda é pequena, de 16% da população. A média mundial é de 19%.
Os Estados Unidos contavam com 221 milhões de usuários de internet em março, segundo a Nielsen/NetRatings. Como o crescimento de pessoas conectadas à internet é maior na China, quando forem divulgados os dados de março o país deve superar os EUA nesse item.