O presidente Hugo Chávez admitiu nesta terça-feira que houve uso excessivo de armas de guerra por parte de militares no incidente em que morreram seis mineiros, incluindo dois brasileiros, no sudeste da Venezuela, na fronteira com Brasil e Guiana.
"As evidências apontam para um uso abusivo de armas de guerra e isso tem de ser punido de maneira contundente", disse Chávez em declarações no Palácio de Miraflores.
Chávez revelou que na região se encontram o ministro da Defesa, general Raúl Baduel, e do Interior, Jesse Chacón, para averiguar os fatos.
O incidente ocorreu no acampamento de El Papelón de Turumbán, no município Raúl Leoni, no estado de Bolívar, que foi atacado por um helicóptero militar na sexta-feira passada, segundo testemunhas.
"Este governo não esconde ou esconderá qualquer abuso. Este é um governo que respeita os direitos humanos", garantiu Chávez.
"Já sabemos que houve pelo menos o uso excessivo de armas por um grupo de militares que, neste exato momento, já estão à disposição da Promotoria".
Chávez disse que os assassinatos devem "ser punidos de maneira contundente" e que haverá justiça porque "isto tem que acabar: oficial, soldado ou policial que fizer uso abusivo das armas da República; sobre ele recairá todo o peso da lei".
Violentos protestos foram registrados nesta segunda-feira nos povoados de La Paragua e Maripa por causa da morte dos mineiros.
No povoado de Maripa, a casa do prefeito Juan Carlos Figarella foi saqueada e incendiada, enquanto que os habitantes de La Paragua fecharam o acesso ao povoado e queimaram pneus, informou Víctor Luis Amaya, mineiro da região.
O mineiro Javier Lezama disse à TV Globovisión que várias áreas foram tomadas pelos manifestantes: "Não vamos parar" até que as autoridades cheguem à região.
"Havia um grupo de mineiros que ia para La Paragua. Um helicóptero militar chegou, baixou e começou a disparar. O mesmo helicóptero regressou depois e jogou um explosivo de alta potência", narrou a testemunha por telefone.
O ministro da Defesa indicou na véspera que o pessoal militar envolvido no incidente será colocado à disposição da Promotoria, apesar de não precisar como aconteceu o incidente, nem confirmar a identidade das vítimas.
Bolívar é um estado minerador onde grandes empresas estatais extraem ferro, bauxita e ouro, enquanto que os mineiros exploram artesanalmente as pepitas de ouro e as pedras preciosas.