A ExcelAire, empresa americana proprietária do Legacy que se chocou com o Boeing da Gol no dia 29 de setembro, quer retirar os pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino do Brasil o mais rápido possível. Até a secretária de Estado Condoleeza Rice está sendo acionada indiretamente para levar os funcionários da empresa de volta aos Estados Unidos.
Ainda assim, a companhia emitiu nota hoje, na qual diz prestar pleno apoio e cooperação às investigações em curso no Brasil. O presidente do Comitê de Segurança do Congresso americano, Peter King, escreveu à secretária de Estado, pedindo sua mediação. Peço que faça o possível para esses americanos poderem voltar para casa imediatamente, escreveu King. Lepore e Paladino podem ser responsabilizados pelo acidente, que causou a morte de 154 pessoas.
O proprietário da ExcelAire, Bob Sherry, também pediu intervenção política para que os pilotos voltem aos Estados Unidos. Estamos fazendo todos os esforços, disse o empresário ao site Newsday.com, de Long Island, onde fica a sede da empresa. Mas sabemos que, em outro país, as coisas são um pouco mais difíceis. Se houver qualquer pessoa por lá (no Brasil) que tenha influência política ou qualquer outra forma de trazer nosso pessoal de volta, nós agradecemos.
Na nota divulgada hoje, a companhia manifesta pesar e diz que seus pilotos "estão comprometidos em fazer o que for necessário para a conclusão das investigações. O texto encerra dizendo que qualquer especulação sobre causas e responsabilidades é prematura, e que a companhia confia na competência das autoridades envolvidas na investigação.