Tóquio e Washington anunciaram um plano para instalar interceptadores avançados de mísseis Patriot em duas bases norte-americanas no sul do Japão até o fim do ano. O plano também inclui um reforço de mais 600 soldados nos locais e é uma clara reação aos recentes testes com mísseis realizados pela Coréia do Norte.
As duas bases de Kadena são localizadas na ilha de Okinawa, no sul do país, a cerca de 1,6 mil quilômetros de Tóquio. Os equipamentos começam a ser enviados já no próximo mês, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores japonês.
Defesa testada e aprovada - A Força Aérea dos Estados Unidos lançou com êxito um míssil balístico intercontinental em um teste. O míssil Minuteman 3 foi lançado às 3h14, na Califórnia, e viajou cerca de 6,7 mil quilômetros até atingir seu alvo em um ponto oceânico na região das Ilhas Marshall. O lançamento foi atrasado um dia por causa de uma queda de energia em um radar de monitoramento. O objetivo da operação foi verificar a eficiência do sistema de defesa do país, depois dos testes com mísseis realizados no início do mês pela Coréia do Norte.