A comunidade internacional está ficando cada vez mais impaciente, e o Irã deveria responder positivamente à oferta para interromper seu programa nuclear, disse hoje Mohamed ElBaradei, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica.
"Acredito que uma solução negociada para a questão iraniana é o melhor para todos", afirmou o líder da agência de monitoramento das Nações Unidas.
O pacote da comunidade internacional prevê uma série de benefícios para o país desistir das atividades de enriquecimento de urânio.
O chanceler da União Européia, Javier Solana, deveria ter se reunido hoje com o negociador-chefe iraniano, Ali Larijani, em Bruxelas, mas o encontro foi adiado para a próxima semana. Na ocasião, os iranianos prometem questionar o que consideram "as ambigüidades" contidas no pacote oferecido por Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha. O pacote inclui incentivos como tecnologia e reatores, mas obriga o Irã a uma moratória de longo prazo até a comunidade internacional se convencer de que seus objetivos são pacíficos e visam apenas a produção de energia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também exortou hoje o Irã a dar uma resposta rápida à proposta internacional, mas ponderou ser ainda cedo para impor sanções à república islâmica, argumentando que seria contraproducente.